20 mai

Saúde

É verdade que pimenta causa hemorroida?

Por Daniela Carasco postado em 20/05/2011 às 16h29

Comentários (1)

Foto: Dreamstime

Não é raro encontrar pessoas dizendo por aí que o consumo de pimenta provoca hemorroidas. Na verdade, ele não é causador do problema, mas pode piorá-lo.

Isso porque além de prejudicar a digestão, “a pimenta não é bem absorvida pelo organismo. Então, na hora de evacuar, a região pode ficar mais sensível”, explica a coloproctologista Mariza Prado-Kobata, professora da Universidade Federal de São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE!.

Na lista das mais perigosas estão a pimenta-do-reino e a malagueta, que, além de dor, podem provocar sangramento. “Aliás, quem sofre disso tem que evitar qualquer tipo de alimento condimentado, assim como bebidas alcoólicas”, diz Mariza.

Por isso, na hora da alimentação, deixe tais alimentos de lado e capriche no consumo de fibras e água. Eles sim são ótimos aliados na prevenção das temíveis hemorroidas.

Além disso, procure também livrar-se do hábito de ir ao banheiro na companhia de uma revista ou de um livro, pois ao ficar muito tempo sentado na privada, você força o ânus além da conta.

(Com reportagem da revista SAÚDE!)

Daniela Carasco

Daniela é repórter do MdeMulher e vai responder as principais dúvidas das leitoras sobre corpo, beleza e saúde.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (1) em "É verdade que pimenta causa hemorroida?"

  1. silvia disse:

    usei pimento do reino em excesso e minha menstruação antecipou-se em uma semana, pior meu filho teve diarreia e eu também, essa pimentinha é um perigo meninas!!!