14 jun

Dieta, Saúde

O que é preciso fazer para começar a correr?

Por Daniela Carasco postado em 14/06/2011 às 10h21

Comentários (0)

Foto: Dreamstime

A corrida é uma atividade que pode mudar a vida de muitas pessoas. Isso porque ela ajuda a emagrecer, reforça o sistema imunológico, diminui o estresse, melhora o sono, reduz a depressão, diminui o mau colesterol e aumenta o bom, equilibra a pressão arterial e previne diabetes. Ufa… benefícios não faltam para começar a correr.

Por isso, se você está pensando em iniciar algum exercício, essa pode ser uma ótima escolha. Entretanto, antes de iniciar, é preciso seguir algumas dicas:

- Marque uma consulta com o clínico geral. Ele deverá pedir três exames: hemograma (para avaliar colesterol, triglicérides e anemia); eletrocardiograma (investiga alguma arritmia ou insuficiência); e teste ergométrico (determina a sua frequência cardíaca máxima).

- Escolha um tênis que seja compatível com o seu tipo de pisada: neutra, para dentro ou para fora. Para descobrir exatamente qual é a sua procure um ortopedista.

- Inicie a corrida intercalando pequenos trotes enquanto caminha. “Em um treino de 30 minutos, três vezes por semana, faça 5 minutos de caminhada e 1 minuto de corrida leve. No fim, termine com 10 minutos de caminhada leve para desacelerar”, aconselha o professor Pablo Ramos, da Runner Academia, em entrevista à revista MÁXIMA. A cada semana aumente um minuto de corrida, até o dia em que conseguir emendar a corrida sem parar.

(Com reportagem da revista MÁXIMA)

Daniela Carasco

Daniela é repórter do MdeMulher e vai responder as principais dúvidas das leitoras sobre corpo, beleza e saúde.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com