14 fev

Corpo, Saúde

O que o formato dos pés diz sobre a nossa saúde?

Por Daniela Carasco postado em 14/02/2011 às 13h41

Comentários (0)

Foto: Getty Images

Pode parecer prenúncios divinos, mas analisar os formato dos pés é também um trabalho realizado pela ciência para revelar certos males que algumas características podem indicar. Confira abaixo a pesquisa realizada pela revista SAÚDE! e veja em qual descrição você se encaixa:

- Pé chato:

Também conhecido como pé plano, a sua sola toca quase que completamente no chão e, por isso, dificulta a fase de impulsão de uma passada. Ou seja, costuma exigir muito esforço para um movimento relativamente simples, podendo gerar cansaço precoce e dores na sola.

- Pé curvado:

Essa designação é relativa aos pés, cujo meio da sola não encosta por completo no chão. Pés que se encaixam nesse formato de arco possuem maior dificuldade para equilibrar o resto do corpo, podendo causar, assim como no tipo plano, incômodos e até problemas de joelho.

- Dedos encavalados:

Se os seus dedos dos pés começam a se sobrepor uns aos outros, atenção! Isso pode ser resultado de um diabete não tratado. Isso porque, quando não diagnosticada, a doença começa a afetar os nervos periféricos, tirando a sensibilidade dos pontos extremos do corpo. Dessa forma, os dedos acabam se acomodando a posições de sapatos apertados que eram desconfortáveis. E com isso ficam tortos.

Se você sofre com alguns desses problemas, é importante procurar um especialista para que seja indicado o melhor tratamento.

(Com reportagem da revista SAÚDE!)

Daniela Carasco

Daniela é repórter do MdeMulher e vai responder as principais dúvidas das leitoras sobre corpo, beleza e saúde.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com