22 out

Saúde

Qual é a diferença entre gripe e resfriado?

Por Daniela Carasco postado em 22/10/2010 às 16h35

Comentários (0)

Foto: Getty Images

Independente da temperatura ou estação do ano, a gripe ou o resfriado não hesitam em aparecer. Segundo Jussara Fiterman, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumonia e Tisiologia (SBPT), “o que facilita a disseminação dos vírus causadores dessas doenças é a aglomeração de pessoas em locais poucos ventilados”. Ou seja, não importa se é verão ou inverno: o perigo de pegar gripe ou resfriado existe.

Mas a maior dúvida que se relaciona a tais doenças é: se ambas têm os mesmos sintomas, existe alguma diferença entre uma ou outra? Pois saiba que sim! Ao contrário do que se pensa, a gripe não é um resfriado mais forte. Ela é uma doença muito mais séria, que dura mais de uma semana, dá mal-estar intenso, pode evoluir até virar uma pneumonia e é causada pelo vírus influenza. Já o resfriado dura cerca de quatro dias ou menos, provoca sintomas muito mais amenos que costumam desaparecer sozinhos e pode ser causado por vários tipos de vírus.

Por conta disso, repousar e beber bastante líquido é benéfico para ambos os casos, mas tomar medicação por conta própria pode ser muito perigoso. Por mais inofensivo que possa parecer, o medicamento pode tornar o vírus em questão resistente e provocar infecções futuras. Fique atenta!

(Com reportagens da Revista Boa Forma / Mundo Estranho)

Leia também…

Não deixe a gripe virar pneumonia

Conheça os cuidados para prevenir e tratar a doença

 

Está com alguma dúvida? Mande suas perguntas para mim…

Daniela Carasco

Daniela é repórter do MdeMulher e vai responder as principais dúvidas das leitoras sobre corpo, beleza e saúde.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com