24 out

Dieta nunca mais

Dores musculares após exercício têm remédio

Por editores abril postado em 24/10/2009 às 11h10

Comentários (23)

As dores musculares que surgem logo após a realização de exercícios físicos podem ser amenizadas com a administração de vitaminas e minerais, dizem especialistas. Embora não apresentem uma causa de fato, estão relacionadas a microtraumatismos e inflamações agudas das fibras musculares. A suplementação protege o músculo ao impedir o rompimento das membranas celulares, neutralizando os radicais livres.

O incômodo aparece após 24 horas da prática e depende diretamente da intensidade, duração de esforço e do tipo de exercício realizado. Por isso, não esqueça de alongar antes e depois da atividade, para relaxar a musculatura, e nunca treine o mesmo grupo muscular dois dias seguidos.

*Foto: Getty Images
** Com informações da Agência Estado

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (23) em "Dores musculares após exercício têm remédio"

  1. Anônimo disse:

    Se há dores após realizar atividade física, mude de academia, ou de professor, ou de modalidade esportiva; sei lá, MUDE! porque sentir dor já diz tudo – tá tudo errado. Atividade fisica é pra trazer saúde e não pra nos mandar pra farmácia… entendeu? Algumas vezes, e na maioria delas, dor física é igual a mal postura – Solução: RPG Original com um FISIOTERAPEUTA bem formado; depois, academia… Entendeu!

  2. Anônimo disse:

    Queria tirar uma duvida, vou comecar a malhar e sera que ja posso comecar a tomar esses remedios??pois sei que os primeiros dias de musculação doi muito os musculos.

  3. Anônimo disse:

    Uma boa noite de sexo é o bastante!Relaxa q é uma beleza!

  4. Anônimo disse:

    Não é necessário remédio algum pra dores após exercícios fisicos, muitos jah passaram por isso e na maioria das vezes por não alongarem antes e por exagerarem nos pesos. Mas não é necessário se preocupar, o corpo se acostuma depois de uns dias e principalmente se fizerem tudo como deve ser feito. Nada de "fisioterapeuta, ou mudança, mudança"(que exagero), a não ser que seja algo sério.

  5. Anônimo disse:

    tenho feito caminhadas de segunda a sabado de 40 a 50 min.pela manha sem tomar cafe p/ eliminar peso,comçei a tres meses, só que agora stou com caimbras na barriga da perna e dor no calcanhar ja fazem uns dois dias que sinto dores. no começo stava com peso bem alto ja eliminei 8 quilos, cuidando da alimentação e infelizmente stou tomando remedios p/ emagrecer pq sozinha ñ consegui fazer dieta. OQUE FAÇO P/ AMENISAR AS DORES SEM REMEDIOS , ME DEEM DICAS, obrigada

  6. Anônimo disse:

    Bom dia, tem 4 meses que estou na academia e faço 40 a 50 min de aerobico todo dia e depois malho, e desse ultimo mes pra cá estou sentindo muitas dores no joelho e na lateral do musculo da minha perna, gostaria de saber oq devo fazer, pq estou preocupada pois nunca senti isso antes…..

  7. adriana disse:

    Boa tarde eu ja fazia musculação a 5 meses atraz eu parei agora retornei novamente.
    sinto dores na costa sera normal essas dores? pretendo ganhar massa estou tomando vitamina qual seria o certo para aumentar a massa corporal com saude? obrigada

  8. Mariane disse:

    desculpa o amigo lá em cima, mas quando se começa a pretica exercicios, é normal que se sinta dores na musculatura, pois vc sai de uma vida sedentária e começa a praticar exercícios. deve ser observado se as dores são apenas musculares pois se essa dor for óssea é hora de falar com se personal para que ele reavalie seu treino e diminua os pesos!
    mas dores musculares são absolutamentes normais!

  9. renata disse:

    Ola
    estou frequentando academia a exatamente 1 mes porem continuo sentindo dores nas pernas e coxa , um peso nasprenas qe estão me tirando o sono. como estou fazendo para perca de peso , nao estou usando muito peso nos aparelhos . isso e normal

  10. Edyane disse:

    meu personal trainer não me informou sobre isso. Ele disse que era para repetir os exercícios todos os dias. Que mentiroso.

  11. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Edyane. Depende do tipo de atividade física que você faz diariamente. Exercícios aeróbios (como caminhada, corrida, natação e andar de bike) podem ser feitos todos os dias. No caso da musculação, você não pode trabalhar os mesmos grupos musculares diariamente. É importante dar um intervalo de tempo maior. Mas é possível praticar musculação todos os dias, desde que você alterne os grupos musculares: um dia você só faz exercícios com os membros superiores e no dia seguinte, só com os membros inferiores. Converse novamente com seu personal trainer. Abraços, Pat

  12. robson disse:

    Comecei fazer muay thay e no primeiro dia de treino meus musculos dos braços já incharam, não estou conseguindo mover o braço direito. Queria saber se tem algum remedio anti-inflamação, ja faz 4 dias. Muito obrigado.

  13. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Robson. Sugiro que você converse primeiro com seu professor de muay thay sobre seu problema. Vale a pena também você consultar um ortopedista. Só um médico poderá receitar o remédio e o tratamento mais adequado para sua recuperação. Cuide-se! Um abraço, Pat

  14. Maurício disse:

    Gente, dores musculares após academia, é normal, principalmente nas primeiras semanas, mas claro, se os grupos musculares doloridos foram os que você treinou. Para os praticantes mais experientes, o músculo vai ficar doendo por um tempo, no máximo 12 horas. Por causa do estresse gerado pelo exercício de força. Qualquer dor que se estenda por mais de 2 dias no mesmo grupo muscular pode ser resultado de exercícios inadequados para o praticante, carga muito elevada, ou de execução errada do exercício. Neste caso, você deve pedir para o o instrutor lhe acompanhar para identificar o erro que esta causando as dores.
    Para os iniciantes que sentem dores no começo, o mais indicado é tomar um anti-inflamatório, e passar algum spray como gelol, ou Biofenac. Uma boa pedida, é tentar dormir um pouco mais do que as 8 horas recomendadas, assim você dá mais tempo para o músculo se recuperar. Isso não acaba com a dor, mas alivia um parte. Grande abraço!

  15. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Maurício. Suas observações são muito pertinentes. Só acrescentaria um detalhe: antes de tomar qualquer medicação, é melhor consultar um médico. Um abraço, Pat

  16. Jéssica Leite disse:

    Nossa! Comecei a fazer academia há 2 dias e estou com dores muito fortes nas pernas, não consigo trabalhar direito, já tomei um advil mas continuo com dores por todo o corpo, mas o que incomoda mesmo são as pernas, não sei o que faço.

  17. Patrícia Giuffrida disse:

    Jéssica. O melhor a fazer é consultar um médico ortopedista, ok! Ele é o profissional mais adequado para descobrir como resolver seu problema. Evite se automedicar. É muito perigoso! Cuide-se! Um beijo, Pat

  18. ana paula disse:

    Eu faço aulas de muay thai, os execícios sempre são muito puxados. Toda vez que faço sinto dores musculares, principalmente abdominais. O mestre diz que sentimos dores pq o muay thai exige músculo qual ñ usamos no dia a dia. Às vezes, dependendo da intensidade das dores, tomo dorflex. Mas eles pedem para ñ tomar remédio nenhum pq só adia no momento. já faço aula tem 1 mês e sempre assim dores musculares.

  19. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Ana Paula. Geralmente, toda vez que se inicia um esporte (principalmente se a pessoa é sedentária), o corpo fica dolorido. Mas, se depois de algum tempo, a dor continuar, então é melhor procurar um médico para avaliar o que está acontecendo, ok! Um beijo, Pat

  20. Lia disse:

    Ontem comecei na aula de spinning ,após 1 hora de aula já sai com as pernas doendo muito ,mal conseguia andar ,tive que descer as escadas da academia segurando o corrimão e ainda hoje está doendo muito ,amanhã tenho minha segunda aula de spinning e não quero desistir mais ainda estou com dor o que posso fazer pra amenizar é normal sentir essas dores ?

  21. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Lia. Você estava sedentária? Neste caso é normal sentir um pouco de dor, afinal não estava acostumada com exercícios. Mas se incomodar por mais de um dia, é melhor você procurar um médico, ok! Não é recomendável praticar atividades físicas com dores. Quanto aos treinos, sugiro que você consulte um educador físico. Ele poderá ajuda-la nesse processo de adaptação. Um beijo, Pat

  22. aldamir melo disse:

    eu levei um tiro no braço faz muito tempo e quero saber que remédio posso tomar além desse.

  23. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Aldamir. Cuidado! Você não deve se automedicar. O ideal é você procurar um médico ortopedista para continuar o tratamento, ok! Boa recuperação para você. Um abraço, Pat