24 nov

Dieta nunca mais

Além de manter o peso, se exercitar na gravidez melhora a saúde

Por editores abril postado em 24/11/2009 às 11h05

Comentários (0)

gravida-peso-exercicio-600

“Mulher não tem que se tornar atleta durante a gestação”, a frase é da revista Runner’s, da Editora Abril, publicada em um artigo sobre os benefícios de correr durante a gravidez. O início, ainda que um tanto quanto pouco amistoso, deixa claro uma regra que nem todas as futuras mamães seguem: gravidez não é o momento para querer fazer regime alimentar de perda de peso (com exceção de ordens médicas) ou para pular do sedentarismo ao super pique de malhadora.

Delicado e recheado de mudanças hormonais e corporais, essa fase não pede mudanças bruscas na rotina, principalmente a física. Por isso, se você não malhou antes de engravidar, cuidado redobrado ao escolher a modalidade a adotar durante os meses com um lindo barrigão.

Então dá para afrouxar a preocupação e curtir o soninho da gestação no sofá? Pelo contrário. Estudos revelam que mulheres que fazem atividades físicas durante a gravidez, combatem com maior eficácia o excesso de peso no bebê e diminuem algumas complicações obstétricas e psicológicas, como a depressão e o estresse.

Segundo a Agência de Fitness (ADF), as práticas mais recomendadas são as feitas na água, como a hidroginástica e a natação, pois a mamãe evita o inchaço, as forças gravitacionais e melhora as dores lombares. Outro ponto positivo para quem pratica exercícios durante a gestação é que a probabilidade do parto ser normal é muito maior.

Ana Lúcia Zalaquett, da ADF orienta: “ao praticar qualquer exercício físico é preciso que tomar ainda mais água para hidratar o corpo e o bebê”. Pronta para comprar seu maio e cair na água? Confira antes com sua obstetra o melhor período para iniciar as atividade aquáticas e bom mergulho.

Por Monique dos Anjos

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Ainda não há comentários em "Além de manter o peso, se exercitar na gravidez melhora a saúde"

  1. Maria Lúcia disse:

    Será que Pilates e Chi Kung também são benéficos?
    Boa sorte!!!
    Maria Lúcia