18 fev

Fitness e ginástica

Atividade física é fundamental para quem sofre com a pressão alta

Por editores abril postado em 18/02/2010 às 8h30

Comentários (0)

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Na maioria dos casos, a hipertensão resulta de fatores genéticos, de uma dieta com altos teores de sódio, obesidade, sedentarismo, estresse ou uma combinação destes fatores. A pressão arterial é considerada alta quando o indivíduo apresenta uma pressão arterial sistólica acima de 160mmHg ou uma PA diastólica acima de 100mmHg.

Pessoas hipertensas quando submetidas a um programa de treinamento físico apresentam aumento da capacidade cardiovascular, reduzindo o risco de problemas coronarianos, tão comuns entre aqueles que estão com problemas de manter a pressão arterial em níveis considerados ideais.

Deve-se estudar a causa da pressão alta de cada indivíduo, mas independente disso, a prática física é um fator fundamental para ajudar a baixar estas taxas. A atividade física, principalmente a aeróbica, pode auxiliar a regularizar a pressão sanguínea. Os exercícios também vão queimar calorias, contribuindo para manter normais as taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose.

Assim, as atividades físicas também podem ajudar no combate ao diabetes, à obesidade, ao estresse emocional e no controle do fumo, que são fatores de potencialização do problema da pressão alta. As atividades mais recomendadas, são as aeróbicas, como caminhadas, corridas leves, ciclismo e natação. Mas não se esqueça: caso você apresente sintomas de pressão alta, faça um check-up médico antes de iniciar um programa de treinamento.

(Por Monique dos Anjos/Com informações da Agência Estado)
Abril.com no Facebook: tudo sobre Esportes, Diversão, Notícias e Comportamento

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Ainda não há comentários em "Atividade física é fundamental para quem sofre com a pressão alta"

  1. fernando jose parente pacheco disse:

    gostaria de saber se posso realizar caminhadas e natação, visto que sou revascularizado em 2008, e o tempo de exercicio diario recomendavel