12 mar

Dieta nunca mais

Descubra o que comer para proteger o seu rim

Por editores abril postado em 12/03/2010 às 11h34

Comentários (30)

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia revelam que cerca de dois milhões de brasileiros são portadores de doença renal crônica e aproximadamente 60% não sabem disso. Para evitar que a doença se complique e leve o paciente à diálise (a filtragem do sangue por um equipamento, substituindo a função do rim),  é essencial fazer o diagnóstico precoce. De acordo com Maria Alice Barcelos, nefrologista e coordenadora do Centro do Rim do Hospital 9 de Julho, o diagnóstico da doença renal é simples: bastam o exame de urina, para detectar a perda de proteína e a dosagem de creatinina no sangue.

“Pacientes dos grupos de risco para doença renal (diabéticos, hipertensos e pessoas com antecedente familiar) devem procurar um nefrologista para avaliar a saúde do seu rim”, afirma a médica. “Caso a doença seja detectada, é importante começar o acompanhamento com especialistas tanto para tratar a complicação renal, quanto para tratar o problema que a gerou: a diabetes ou a hipertensão, por exemplo”.

No entanto, Alice alerta para as medidas que ajudam a evitar esse diagnóstico, tais como pequenas mudanças na alimentação. Afinal, a dieta de controle e prevenção das doenças crônicas é a primeira alternativa antes da diálise.  Para cada paciente é necessário criar uma dieta diferente, atrelada à diminuição de sal, açúcar, fósforo, potássio ou proteína, substâncias que aumentam a disfunção renal. E, acima de tudo, como a doença renal crônica pode ser assintomática é importante ficar atento a algumas mudanças como perda de apetite, emagrecimento e anemia.

(Por Monique dos Anjos)
Abril.com no Facebook: tudo sobre Esportes, Diversão, Notícias e Comportamento

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (30) em "Descubra o que comer para proteger o seu rim"

  1. marcela soares disse:

    so tenho um rin o q posso fazer para nao corre estes riscos, (nao foi doenças no rin foi um asidente)

  2. vilma disse:

    Estou esperando a materia,só vi este comentário…..
    Deveser uma materia interessante.

  3. Catarino disse:

    Cuidar dos Rins é muito importante e a maioria das pessoas, principalmente os homens, só vai ao médico quando já está doente.

  4. Marcelo disse:

    Estou passando por este problema, isto eh: alto indice de proteina e creatinina na urina. No meu caso, ele foi causado como consequencia de Lupus Eritomatoso Sistemico. Confirmo que devemos fazer exames rotineiros, mesmo que nao estejamos tendo sintomas (dores,etc.).

  5. virgínia disse:

    Meu sobrinho tem 20 anos e descobriu que um rim não funciona e o outra tá c/a capacidade comprometida.Já fez todo tipo de exame, inclusive biópsia e não se descobriu a causa, só que o médico não passou nenhum tipo de medicação, apenas está acompanhando se há mudanças nas taxas e ele foi encaminhado a uma nutricionista.Não seria preciso imediatamente começar um tratamento a base de remédios?

  6. jovane carvalho disse:

    É verdade que problemas no rim pode ser uma doença ereditaria?porque na minha familia tem muitos casos de doenças desse tipo no rim pedra na visicula. E eu pessoalmente tenhu medo de ter tambem.Eu tenho so 19 anos de idade e quandu tinha 17 devido a influencia de pessoas q diziam ser meus amigos devido ao fato de eu estar malhando me convenceram a tomar hemogenin.Hoje me arrependo a cada minuto.Eu nao tinha muita vontade propria e ia nas ideias dos outros.O que eu posso fazer pra me proteger desses problemas e evitar problemas futuros?

  7. francilene disse:

    preciso que voces me ajudem a encontrar uma dieta para quem tem so um rim.perdi um rim num acidente e recentemente tive uma pielo nefrite por que tomei whey protein para malhar e ganhar massa muscular mas so ganhei um problema renal.

  8. Tatiane disse:

    Meu namorado tm só um rin, e o unico rin nao ta muito bm
    qual os riscos q ele corre….
    O q ele pode comer, beber??
    To muito preocupada ele anda com dor no rin…

  9. werbety disse:

    gostaria de saber porque a minha urina é espumada e como devo cuidar e o que comer

  10. Patrícia Giuffrida disse:

    Olá, Werbety! O ideal é você procurar um médico especialista no assunto. Só ele poderá descobrir o problema e dar as devidas orientações. Um abraço, Patrícia

  11. Rosangela disse:

    O meu marido perdeu um rim durante um acidente. Ele foi alvejado na barriga (levou um tiro), e gostaria de saber qual alimentação ideal.

  12. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Rosângela. Pelo que eu entendi, seu marido passou por vários problemas graves de saúde. O melhor a fazer é procurar um especialista (médico endocrinologista e/ou nutricionista) para prescrever uma alimentação ideal. Eles são os profissionais mais adequados para esse tipo de orientação, que é tão particular e especial. Espero, de coração, que ele melhore logo logo. Um beijo, Pat

  13. rose disse:

    Descobri que tenho gordura no rim. A bebida alcoólica faz mal. Qual a dieta q devo fazer?

  14. Patrícia Giuffrida disse:

    Rose, no seu caso específico, sugiro que procure um nutricionista especializado em nutrição clínica e um médico especializado em nefrologia. Cuide-se, ok! Um beijo, Pat

  15. Erison Oliveira disse:

    Minha mãe teve um rim obstruído devido a pedras no rim. Ela precisou fazer uma cirurgia para remover um rim e agora ela está apenas com um que estar em perfeito estado. Que dieta serveria pra ela?

  16. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Erison. Como o caso da sua mãe é delicado, sugiro que você procure um nutricionista especializado em nutrição clínica. Ele juntamente com o médico de sua mãe poderão ajudá-la em um tratamento específico e com um cardápio personalizado. Um abraço, Pat

  17. vera solange disse:

    ola gostaria de saber qual alimentaçao melhor para quem tem leve disfunçao renal, descubri há um mês que tenho rins preguiçosos, meus exames demonstram que minha creatinina esta um pouco alterada. Tenho em minha familia dois casos de rins,( mae.tia duas irmas), meu medico apenas me restringiu carnes. Mas estou confusa e nao sei o que comer. Não tenho colesterol alto, nen diabetes, apenas minha hemoglina que quae sempre está baixa. agradeço e aguardo.

  18. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Vera. No seu caso específico, sugiro que você procure um nutricionista especializado em nutrição clínica (que trata pacientes com diversos tipos de enfermidades). Esse profissional poderá fazer uma avaliação e um cardápio personalizado, com alimentos funcionais que poderão ajudá-la a enfrentar seu problema. Cuide-se! Um beijo, Pat

  19. gertrudes disse:

    olá,gostaria mt de uma dieta balanceada p minha mae,pois ela tem problema serio nos rins é diabética,pressao alta e por aqui e tao dificil medicos bons ,tadinha ela ja nem sabe mais o comer,por favor se puderem me responda o mais rapido possivel,Deus abençoe!!!

  20. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Gertrudes. Eu sugiro que você procure um nutricionista especializado em nutrição clínica (que estuda a melhor alimentação para combater vários tipos de doenças). Ele é o profissional mais indicado para receitar uma dieta balanceada e personalizada para sua mãe. Um beijo, Pat

  21. DENIZE disse:

    COM 45 ANOS, MEU MARIDO DESCOBRIU QUE NÃO TEM O RIM DIREITO, QUE JÁ NASCEU SEM ELE. ELE TEVE UM ACIDENTE DE TRABALHO E CAIU COM O LADO ESQUERDO NO DIA 2 DE MARCO DE 2012 E COMECOU A INCHAR BASTANTE, SENTIDO MUITA DOR. FOI NO UROLOGISTA E, ATRAVÉS DE EXAMES, ESTÁ COM PROBLEMAS NA PRÓSTATA. O UROLOGISTA ENCAMINHOU ELE PARA O TRAUMATOLOGISTA, QUE EU ACHO QUE NAO É O CASO. O QUE ELE DEVE FAZER? QUAL O PROCEDIMENTO? DESDE JÁ AGRADECEMOS A ATENCÃO DE VCS E AGUARDAMOS A RESPOSTA.

  22. Patrícia Giuffrida disse:

    Denize. Eu não poderei ajudá-la. Aqui é apenas um blog sobre emagrecimento saudável. Sugiro que você busque opiniões de outros médicos especializados em urologia. Boa sorte. Torço para que dê tudo certo e que seu marido melhore logo logo. Um grande abraço, Pat

  23. Lilian disse:

    Tenho só um rim, perdi o outro pq parou de funcionar, e às vezes tenho infecção na urina, e até hj não sei o q posso comer ou beber, mas gostaria muito de saber, e gostaria de saber tbm se é necessário q doe sangue tbm.

  24. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Lilian. Sugiro que você procure um nutricionista especializado em nutrição clínica. Ele é o profissional mais adequado para prescrever uma dieta específica e personalizada para você. E é importantíssimo continuar com acompanhamento médico, ok! Cuide-se! Um beijo, Pat

  25. felipe disse:

    Olá, eu tenho 23 anos e já nasci somente com um rim, só que descobri isso quando era bem mais novo e nunca mais fiz nenhum exame pra saber como está, que agora pratico musculaçao há 3 anos e consumo uma quantidade alta de proteína, mas não sinto nada, minha saúde e impecável. Gostaria de saber qual o meéico e qual o exame devo fazer para saber como está o meu rim e se posso continuar com minha vida normalmente.

  26. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Felipe. Você deve procurar um médico nefrologista, ok! Cuide-se. Um abraço, Pat

  27. sandra disse:

    O titulo da matéria fala……Descubra o que comer para proteger o seu rim, ok cada ? ate agora não vi o que a matéria propôs

  28. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Sandra. Na verdade, o texto fala dos nutrientes que devem ser evitados. Aqui estão alguns exemplos de alimentos. Você pode encontrar excesso de fósforo nos embutidos, como linguiça, salsicha, presunto, mortadela e salame. No caso do potássio, as frutas são campeãs, como abacate, banana, laranja, melão, maracujá e uva. Um abraço, Pat

  29. samira disse:

    minha mae tem insuficiencia cronica nos rins e esta com o calcio muito alto qual uma dieta balanceada que posso fazer pra ela que todos aqui podem comer junto com ela procurei ja em varios sites nao consigo achar cardapios para eesa dieta vçs podem me ajudar por favor.Desde ja obrigada

  30. Patrícia Giuffrida disse:

    Samira. No caso da sua mãe, sugiro que ela peça orientação a um médico urologista. Vale a pena também consultar um nutricionista especializado em nutrição clínica, que poderá formular um cardápio personalizado. Um beijo, Pat