30 abr

Dieta nunca mais

Alimentos para fortalecer a saúde do seu coração

Por editores abril postado em 30/04/2010 às 8h36

Comentários (0)

Foto: Getty Image

Foto: Getty Image

Além da realização do check-up cardiológico anualmente para pessoas com 30 ou mais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que a alimentação priorize os alimentos que fortalecem o coração.

A nutricionista Simone Simas indica a ingestão de peixes que contém ômega 3, como salmão, sardinha e atum, pois previnem consideravelmente doenças cardíacas. Simone recomenda também a ingestão de nozes e outras oleaginosas. “Elas, ajudam a baixar o nível de colesterol no sangue e por apresentarem grande concentração de ácidos graxos, são fontes de energia para o funcionamento do coração”.

Segundo a especialista, o azeite baixa a tensão arterial e evita que coágulos se formem nas artérias e a soja contém muita proteína e ferro e é pobre em gordura, por isso ambos são recomendados.

A nutricionista destaca que o melhor mesmo é a variedade: “cortar frituras e alimentar-se com grande variedade de alimentos e porções controladas é a receita mais indicada. Até mesmo o chocolate pode ser benéfico. Basta ingerir pouco e preferir os com grandes porcentagens de cacau como o amargo ou 70% cacau”.

Mas, vale lembrar que “os alimentos auxiliam na prevenção e no combate a doenças cardiovasculares, porém não são milagrosos. É preciso que a dieta seja equilibrada com exercícios físicos e também hábitos saudáveis”, completa.

(Texto: Monique dos Anjos)
Abril.com no Facebook: tudo sobre Esportes, Diversão, Notícias e Comportamento

Inclua o widget do Dieta Nunca mais em seu blog e acompanhe tudo que rola sobre Nutrição e Exercícios

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com