13 abr

Dieta nunca mais

Coma bem antes e depois da malhação para não colocar o treino a perder

Por editores abril postado em 13/04/2010 às 14h44

Comentários (24)

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Quais alimentos você ingere antes de calçar o tênis da academia e ir malhar? Barrinha de cereais? Frutas? Vitamina? E depois do treino? Sanduíche? Suco? De acordo com técnica em alimentos do Oba Hortifruti Laisa Alves, o ideal, antes da prática de exercícios, é ingerir alimentos de fácil digestão e ricos em carboidrato, como frutas, barra de cereal e suco natural. “O café deve ser completado depois da atividade física, com alimentos que repõe a energia gasta”, afirma Laisa.

Proteínas, vitaminas e minerais devem ser consumidos após o exercício. As proteínas auxiliam na recuperação do esportista e na construção dos músculos, que aumentam seu metabolismo e ajudam a queimar gordura mais rapidamente. Leite, queijo e iogurte são ótimas fontes do nutriente.

Já as vitaminas e os minerais são responsáveis por diversas funções: fortalecem o sistema de defesa do corpo; participam do funcionamento do cérebro; previnem doeças como a anemia e auxiliam no controle do apetite. “Saborosas e práticas para o consumo, a banana e a maçã são ricas em vitaminas e minerais”, afirma técnica em alimentos.

Além de uma alimentação saudável e equilibrada no café da manhã, a nutricionista lembra que a ingestão de água deve ser feita frequentemente, ao longo do dia, para manter o organismo hidratado. A recomendação é de dois litros por dia, principalmente para os atletas.

(Por Monique dos Anjos)
Abril.com no Facebook: tudo sobre Esportes, Diversão, Notícias e Comportamento

Inclua o widget do Dieta Nunca mais em seu blog e acompanhe tudo que rola sobre Nutrição e Exercícios

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (24) em "Coma bem antes e depois da malhação para não colocar o treino a perder"

  1. Ana Laura disse:

    Simpatia para emagrecer de Chico XavierQuarta feira pela manhã coloque meio copo de água , dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder. Não coloque grãos a mais do que você deseja,pois os quilos perdidos não são recuperados.À noite beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.Quinta feira pela manhã, em jejum, beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.Sexta-feira pela manhã em jejum beba a água com os grãos de arroz junto.Observações:1: Conserve o mesmo copo durante o processo.2: Não faça regime pois a simpatia é infalível.3: Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder.4: Comece na quarta feira após distribuir as cópias.5: Publique na mesma semana.Boa Sorte!

  2. Cíntia disse:

    Genteee .. será q é verdade?
    Alguém do blog já ouviu falar dessa simpatia? E confirma sua autenticidade?
    Achei interessante. Obrigada!

  3. Estrela disse:

    Na dúvida se a simpatia pode dar certo ou não, meu conselho é:
    Faça sua parte, pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação mais saudável. Se esforce para alcançar seus objetivos e feche a boca para alimentos que engordam muito. Não com carboidratos a noite, etc e siga uma dieta. Não adianta nada vc comer os grãozinhos de arroz e se entupir de macarrão e refrigerante a noite, concorda?

  4. Cíntia disse:

    Concordo! Tdas as dicas q vc deu, eu já faço, mas n custa nada ter mais uma carta na manga. Obrigada pela resposta .. Abraço!

  5. max disse:

    NADA SIMPATIA NEM ROLA SO MAIS TOMAR ALCACHOFRA MESMO É MAIS SEGURO DO QUE MECHER COM ESPÍRITOS PELO MENOS O ALCACHOFRA EU SEI QUANDO PARAR E SEI OQUE VOU TOMAR ISSO AI SEILA MEIO SUSPEITO …. MAIS FIQUEM A VONTATE

  6. amanda disse:

    Eu chego da academia 10:30, ou seja, um horario tarde. Queria saber o que devo comer para não engordar e nem dá barriga.

  7. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Amanda! No meio da manhã, é bom consumir uma fruta ou uma barrinha de cereais. Assim você engana a fome até o horário do almoço. Abraço, Pat

  8. amanda disse:

    obrigada patrícia pela resposta , sendo que eu me expressei mal, é 22:30 , ou seja anoite rs
    Obrigada.

  9. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Amanda. Pelo que eu entendi, você malha à noite e só volta para casa às 22h30. Nesse horário é bom comer algo levinho. Que tal um sanduíche com pão integral recheado de proteínas, como queijo branco e peito de peru? As proteínas auxiliam na recuperação após a atividade física e na construção dos músculos, que aumentam seu metabolismo e ajudam a queimar gordura mais rapidamente. Você também pode tomar um iogurte desnatado com frutas (que têm vitaminas e minerais). Nada de feijoada e carnes de churrascaria, hein. Um beijo, Pat

  10. amanda disse:

    obrigada pati =) , outra dúvida é aqueles biscoitinhos integrais, são recomendados comer anoite? ou por ser carboidrato pode engordar ?

  11. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Amanda! Pode comer aqueles biscoitinhos integrais, sim. Melhor ainda se forem light. Os integrais têm fibras, que geram saciedade e, por isso, você não dormirá com fome. Só não pode exagerar na quantidade, ok. Seria legal você incluir alguma proteína, como uma fatia de queijo magro, por exemplo. É que as proteínas são importantes para a formação dos músculos. Quanto aos carboidratos, você pode consumi-los à noite, sem problemas. Também prefira os integrais. Um beijo, Pat

  12. amanda disse:

    ah que ótimo, muito obrigada pelas dicas =)

  13. Patrícia Giuffrida disse:

    Amanda, continue acompanhando as novidades do blog. Fique à vontade para tirar outras dúvidas ou até mesmo enviar sugestões de pauta pra gente. Obrigada por sua participação! Um beijo, Pat

  14. amanda disse:

    uma dúvida que eu tenho, é a seguinte: ja li em vários lugares que temos que comer carboidrato antes de malhar para que o corpo não pegue a proteína como fonte de energia, sendo que se por exemplo eu comer carboidrato pela manhã ( pão ) no almoço normalmente, e antes de malhar ( por volta das 7:00 e ir malhar as 8:00) comer uma fruta ou um iogurte teria algum problema, ou teria que necessariamente comer carboidrato antes de malhar?

  15. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Amanda! Pelo que eu entendi, você gosta de fazer ginástica à noite, né. Antes de malhar, o ideal é consumir alimentos de fácil digestão e ricos em carboidrato. Assim você terá energia para os exercícios físicos. Um bom exemplo é a fruta. Após a malhação, opte por refeições leves que tenham proteínas, vitaminas e minerais. Como mencionado neste post, as proteínas auxiliam na recuperação do esportista e na construção dos músculos, que aumentam seu metabolismo e ajudam a queimar gordura mais rapidamente. Leite, queijo e iogurte são ótimas fontes do nutriente. Que tal fazer um sanduíche light com pão integral, peito de peru, queijo branco e tomate? Pode tomar também um suquinho natural de frutas. Um abraço, Pat

  16. amanda disse:

    obrigadaa =) , comer uma fruta por exemplo por volta de 1 horas antes da malhação está bom ou precisa ser menos tempo?

  17. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Amanda! É bom comer uma frutinha uma hora antes da malhação. Um abraço, Pat

  18. Eliane disse:

    Ola Patricia, achei muito legal vc responder as pessoas, por isso resolvi te perguntar. Tomara que saiba me responder,rsrs. Entao de janeiro para cá, tomei vergonha na cara e resolvi levar a sério não uma dieta mas uma alimentacao saudavel. Após ir ao meu cirurgião plástico, achando que ele faria uma cirurgia em mim e resolveria meu problema, cheguei ao fim do poço. Diante dos meus 94kg em 22 de jan, ele recusou a me operar, mas ressaltou minhas qualidades, uma vez que após um parto, em 2005, já havia feito uma lipo mini abdômen e coloquei glúteo com a própria gordura, estava na epoca com 66kg. Diante disso, abri mão de tudo que dizia nunca fazer. Hoje com 72 kg, estarei operando dia 19/07. Farei reconstrução da mama e abdminoplastia total. Faço academia todos os dias e estou amando o dia que nao vou sinto muita falta. Minha pergunta agora, devido a cirurgia, parei de tomar sibutramina e me sinto um pouco desanimada, mas vou arrastando para academia, mas sinto que meu pique diminuiu um pouco, e a não ser quando estou na esteira, tenho traspirado menos. O que voce acha? Hoje tenho 1,63 altura e peso 72kg. Ah o mais legal corro 30min todos os dia, velocidade da esteira 8.2.TÔ ORGULHOSA DE MIM. RSRSRS. ABRAÇOS

  19. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Eliane! Primeiramente: parabéns pelo seu esforço e por suas conquistas! É normal sentir falta do medicamento. Sugiro que você conserve sobre isso com seu médico. Na verdade, sou a favor de uma reeducação alimentar e da prática de atividades físicas. Quer dicas para não perder o pique na malhação? Cerca de 30 minutos antes dos exercícios, consuma alimentos com baixo ou médio índice glicêmico (como o pão integral), assim eles vão liberar energia de forma lenta e contínua. Até uma hora depois da atividade, coma um carboidrato de alto índice glicêmico (como frutas secas), que ajudarão na recuperação do organismo. Experimente! Depois conte pra gente! Um beijo, Pat

  20. Eliane disse:

    Oi Paty obrigada por me responder e com certeza farei isso e com certeza contarei a voces! Muitos beijos a todos

  21. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Eliane! Vamos aguardar! Beijos pra você também!

  22. tatiana disse:

    Bom dia! Patricia, estou malhando vai fazer 7 meses, entrei na academia, estava pesando 80kg, hoje estou pesando 72kg. Estou triste, desanimada a já que deveria estar com menos peso. Tenho um 1,58, ajuda por favor, grata!!!!!!!!!!

  23. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Tatiana. Parabéns! Não é fácil emagrecer 8 kg em sete meses e você conseguiu! Não tenha tanta pressa em perder peso. O ideal é emagrecer aos pouquinhos, assim ficará mais fácil manter o peso ideal. Os últimos quilinhos são sempre os mais difíceis de eliminar. Procure um especialista (médico endocrinologista e/ou nutricionista). Eles poderão ajudá-la a encontrar a melhor estratégia para chegar ao seu objetivo. E valeria a penas iniciar alguma atividade física também. Um beijo, Pat