07 mai

Dieta nunca mais

Farinha de banana verde aumenta a sensação de saciedade

Por editores abril postado em 07/05/2010 às 14h38

Comentários (4)

Foto: Mauro Holanda

Foto: Mauro Holanda

Fonte de fibras, vitaminas C e do complexo B e minerais como o magnésio e potássio, a banana é um alimento indispensável para quem quer manter o corpo sábio – e esbelto. Essa fruta é excelente opção para quem malha, quem sofre com problemas digestivos, vítimas da tensão pré-menstrual, assim como aqueles que têm cãimbras.

Para obter esses ganhos todos é preciso consumir a fruta ainda no processo de maturação, ou seja, verde. É nessa etapa que ela está rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que possui comportamento fisiológico semelhante ao da fibra solúvel, pois não sofre degradação no intestino delgado.

“O amido resistente consegue passar por todo processo de digestão sem sofrer hidrólise (quebra enzimática), isso proporciona benefícios para o organismo, como controle da glicemia e maior sensação de saciedade”, afirma Natália Dourado, nutricionista consultora da Nutricêutica Alimentos Funcionais.

Para que se chegasse à fórmula ideal de consumo da banana – solução interessantíssima para quem não se vê comendo uma fruta verde –, esse alimento passou por diversos testes no laboratório de química e bioquímica do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Os pesquisadores desenvolveram então a farinha de banana verde, que é comercializada a cerca de dois anos, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Natália esclarece que o amido resistente presente no alimento não sofre digestão nem absorção, comportando-se como se fosse uma fibra solúvel e por isso ele gera uma maior sensação de saciedade, além de ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, não causando grandes picos de glicose e consequentemente, grande carga de insulina.

A farinha de banana verde é prática e como possui sabor neutro, pode ser utilizada em diversas preparações como substituta à farinha de trigo, e também adicionada diretamente em alimentos como sucos, saladas de frutas, iogurtes e até mesmo diretamente em um copo de água. A recomendação diária de consumo são 10 gramas, o que equivale a uma colher de sopa. A nutricionista Natália Dourado sugere uma receita de bolo preparado com o alimento:

Bolo de Farinha de Banana Verde

Ingredientes:
1 ovo grande caipira ou orgânico
¼ de xícara de açúcar mascavo light
1 xícara de farinha de banana verde
1 xícara de farinha de arroz integral
1 xícara de chá verde
¼ de xícara de óleo de canola ou soja
1 colher de sopa de levedo de cerveja
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Bananas cortadas em rodelas

Modo de Preparo:
Antes de iniciar esta receita, ligue o forno (180°C). Bata o ovo com o açúcar, acrescente o óleo e misture bem. Em seguida, acrescente o chá e as farinhas. Bata por 3 minutos até ficar homogêneo. Após bater bem, acrescente o fermento em pó. Bata por mais 2 minutos. Coloque numa forma untada com óleo de canola ou soja, adicione a massa, acrescente por cima as rodelas de banana e asse até dourar.

Fonte: Nutricêutica Alimentos Funcionais

(Texto: Monique dos Anjos)
Abril.com no Facebook: tudo sobre Esportes, Diversão, Notícias e Comportamento

Inclua o widget do Dieta Nunca mais em seu blog e acompanhe tudo que rola sobre Nutrição e Exercícios

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (4) em "Farinha de banana verde aumenta a sensação de saciedade"

  1. Marcela disse:

    Excelente reportagem! Como sempre, a Abril é show de bola! Eu adoro a farinha de banana verde, é muito saudavel, e nao engorda mesmo! Eu também encontrei outros dados interessantes no site oficial da Farinha de Banana Verde! http://farinhadebananaverde.net
    Obrigada, tchau!

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Marcela. A farinha de banana verde realmente ajuda a perder peso. Que bom que você gostou! Um abraço, Pat

  3. Claudete Mariano Teles disse:

    Realmente ela é excelente, pois dá um saciedade mesmo. Eu uso e recomendo. Como sofro de TPM, nesse caso ainda tô aguardando o resultado. Pois estou usando tem uma semana.

  4. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Claudete. Realmente a farinha de banana gera saciedade. Isso é bom para controlar o apetite, né. Depois conte pra gente sua experiência nas próximas semanas. Um beijo, Pat