28 set

Dieta nunca mais

Alimentos que ajudam a combater a depressão

Por editores abril postado em 28/09/2010 às 11h15

Comentários (2)

Foto: Thinkstock

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Segundo dados da OMS o Brasil possui 13 milhões de pessoas sofrendo de depressão. No mundo são 340 milhões e cerca de 850 mil suicídios/ano provocados por ela. As mulheres são as mais atingidas por esse mal.

No final de dezembro de 2009, pesquisadores de Londres provaram que comida processada e rica em gordura aumenta o risco de depressão em 58%. Já aqueles com uma dieta rica em vegetais, frutas e peixes, apresentam chances menores de apresentar os sintomas.

Veja abaixo os alimentos coadjuvantes na prevenção da depressão e integre-os à sua dieta diária, misturando-os ou comendo isoladamente:

Arroz integral: uma ótima fonte de vitamina B1 e B2 e ácido fólico (estes diminuem o nível da homocistina, uma das culpadas pela depressão).

Salmão, sardinha e atum: os asiáticos e os finlandeses têm grau muito baixo de depressão comparado com o resto do mundo e o segredo está no consumo de peixes, ricos em ômega-3.

Repolho e couve: é rico em vitamina C e também em ácido fólico e ajuda a combater a depressão, o estresse e doenças cardíacas. Já a abóbora, esta é um dos segredos do bom humor, já que contém altas proporções de vitamina B6 e ferro, que são elementos muito importantes para converter o açúcar no sangue em glicose (que é o combustível do cérebro).

Uma boa dica é comer comida japonesa, que possui todos esses ingredientes em sua culinária. E com boa companhia é melhor ainda.

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(Com informações da Agência Estado)

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

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Comentários (2) em "Alimentos que ajudam a combater a depressão"

  1. RITA DE CÁSSIA LUNA disse:

    Tenho depressão, não quero tomar medicamentos. Quero fazer uma dieta natural com alimentos que ajudem no combate ou melhore o meu quadro.

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Rita. Um cardápio rico em gorduras aumenta muito o risco de depressão. Por isso, vale a pena investir em alimentos mais saudáveis, como vegetais, frutas e peixes. Veja na revista ANAMARIA uma listinha de alimentos que auxiliam no combate a esse mal. Mais uma dica! Eu sugiro que você procure um especialista para ajudá-la (um médico ou psicólogo). É muito difícil enfrentar esse problema sozinha. Boa sorte! Um beijo, Pat