30 set

Dieta nunca mais

Cinco benefícios surpreendentes da noz-moscada

Por editores abril postado em 30/09/2010 às 14h16

Comentários (27)

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Não é a toa que as especiarias sempre foram tão bem vistas do Oriente. Segundo o Livro dos Alimentos, consumir uma noz-moscada inteira ou 5 g do seu pó pode produzir efeitos de intoxicação como descontrole motor, alucinações auditivas e visuais.

Com seu cheiro marcante, esse tempero traz diversos benefícios para a saúde. Confira cinco deles divulgados pela revista “Health”.

1. Curativo antiinflamatório
Sabe aquela espinha inflamada? Misture um pouco de leite com noz-moscada até formar uma pasta, então aplique-o no local. Seus efeitos antiinflamatório irão ajudar a reduzir a vermelhidão e o inchaço.

2. Diminuiu a barriga
Polvilhe um pouco de noz-moscada em cima do seu cereal matinal. Segundo especialistas, ele pode ajudar a regular o trato gastrointestinal.

3. Ajuda a dormir
Você sofre de insônia? Beba um copo de leite morno com uma pitada de noz moscada. Pronto, você tem o cocktail perfeito para induzir o sono, diz Micahel Murray, co-autor de The Encyclopedia of Healing Foods.

4. Alivia dor de dente
Óleo de noz-moscada na gengiva pode ajudar a reduzir as dores de dentes e gengivas doloridas, dizem os especialistas.

5. Esquenta o clima na cama
Ainda há pouca pesquisa sobre o assunto, mas terapeutas sexuais recomendam adicionar a noz-moscada em pratos que for cozinhar para aumentar o desejo sexual. Tente adicioná-lo aos espinafres, principalmente.

Veja mais:

Tudo sobre saúde no Abril.com
Abril.com no Facebook: tudo sobre Esportes, Diversão, Notícias e Comportamento

Inclua o widget do Dieta Nunca Mais em seu blog e acompanhe tudo que rola sobre Nutrição e Exercícios

(Por Priscila Harumi)

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (27) em "Cinco benefícios surpreendentes da noz-moscada"

  1. edna disse:

    legal … cada materia interesante ..amei

  2. Soeli disse:

    Gosto de ler matérias sobre produtos naturais e seus efeitos. Tomei remédio de farmacia durante 4 dias para febre e dor de garganta e não melhorei. Aí lembrei que quando criança, minha mãe fazia chá de noz moscada. Tomei esse chá de noite e pronto. Uma hora depois não tinha mais dor de garganta e nem febre.

  3. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Soeli! O chazinho de noz-moscada faz bem para saúde. Mas, como todo alimento, não pode exagerar no consumo. E cuidado com a automedicação! Se a febre e a dor de garganta voltarem, consulte um médico, ok! Beijo, Pat

  4. everton grigolo pedrotti disse:

    Olá, pessoal. Segundo algumas pessoas que consultei, a folha de noz moscada ajuda no combate aa diabete. Alguém pode me ajudar se essa afirmação tem algum fundamento ou não??

  5. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi Everton. A nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, diz que não encontrou referencias científicas sobre o uso da folha da noz moscada e o controle de diabetes. A folha de noz moscada não faz parte da lista de fitoterápicos regulamentados pela ANVISA. Para auxiliar no controle de diabetes, aumente o consumo de fibras, como farelo de aveia e linhaça e use canela. Muitos estudos vem sendo feitos sobre o efeito hipoglicemiante da canela que pode ser usada como tempero ou no preparo de chás. E é claro, procure um acompanhamento médico, ok. Um beijo, Pat

  6. marina disse:

    Amo noz-moscada, gostaria de saber se quem sofre com a pressão alta e tem cisto no rim, pode consumir a noz-moscada? Obrigada!

  7. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Marina. Segundo reportagem publicada na reivsta SOU MAIS EU, a noz-moscada pode até substituir o sal nos temperos de comidinhas para hipertensos. Quanto ao cisto no rim, o melhor é você consultar seu médico, ok! Um beijo, Pat

  8. levy pereira da silva disse:

    Tenho 61 anos, tb tenho dificuldade em perder. Se eu passar a consumir a nóz moscada, terei êxito em minha luta pelo peso. Eu malho eu faço caminhada perco, mas depois volta tudo de novo.

  9. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Levy. A noz-moscada pode ajudar no emagrecimento, mas sozinha não faz milagre. É importante também seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos. Pelo jeito, você sofre do efeito-sanfona, né. Sugiro que você procure um médico endocrinologista para descobrir a causa desse problema, ok! Um beijo, Pat

  10. rosimara disse:

    posso dar noz -moscada para ajudar meu bebe diminuir as colicas

  11. Patrícia Giuffrida disse:

    Rosimara. O ideal é você consultar o pediatra do seu bebê, ok! Um beijo, Pat

  12. Fedra disse:

    Procurando informações sobre nóz -moscada encontrei você, legal o trabalho. Super beijo, Fedra

  13. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Fedra! Que bom que você gostou do post. A noz-moscada é realmente tudo de bom, né. Um beijo, Pat

  14. monika disse:

    tomar chá de noz-moscada com pichuri evita doenças como avc

  15. maria cecília omar disse:

    Amei saber sobre os benefícios da noz-moscada. Acabo de tomar um leite bem quentinho com umas pitadinhas dessa delícia….Hummmm!!!!

  16. Patrícia Giuffrida disse:

    Boa ideia, Maria Cecília! Valeu pela dica! Bjs, Pat

  17. carine disse:

    Olá, de vez em quando costumo ficar com a pressão alta, noz-moscada ajuda a baixar a pressão? E como é melhor preparar??

  18. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Carine. A noz-moscada pode ajudar a baixar a pressão. Mas atenção: os hipertensos não devem dispensar o uso de medicações prescritas por médicos, ok! Um beijo, Pat

  19. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Monika. Você viu algum estudo científico sobre isso? Um abraço, Pat

  20. ANA BATITA disse:

    GOSTARIA DE SABER SE A NOZ _MOSCADA QUAL O EFEITO COLATERAL…EU TENHO ARRITMIA CARDIACA …EU POSSO USAR ESTÁ BEM CONTROLADA MINHA ARRITMIA. AGRADEÇO DESDE JÁ. UM FORTE ABRAÇO, OBG

  21. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Ana. O ideal é você consultar seu médico antes de começar a consumir a noz moscada, ok! Um beijo, Pat

  22. nivaldo dos santos de jesus disse:

    gostei muito das receitas da noz moscada.

  23. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Nivaldo. Dê uma olhadinha nas receitas com noz-moscada do canal de culinária do MdeMulher. Um abraço, Pat

  24. Suzanny Silva disse:

    Oi gente eu amei ter encontrado vcs, eu gostaria de saber como eu vi aqui nas perguntas que a noz-moscada ajuda a abaixar a pressao, eu tenho a minha muito baixa e quero saber se seria perigoso eu consumi-la.

  25. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Suzanny. O ideal é você consultar seu médico, ok! Um beijo, Pat

  26. teresinha disse:

    É VERDADE, TINHA INSÔNIA QUASE TODAS A NOITES, DEPOIS QUE PASSEI A TOMAR NOZ MOSCADA À NOITE COM O LEITE, DURMO MUITO BEM GRAÇAS A DEUS, PODE SER FRIO OU MORNO. DEPENDE DA TEMPERATURA QUE VOCÊ GOSTAR.

  27. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Teresinha. Então você testou e aprovou, né? Além de ajudar a pegar no sono, a combinação noz-moscada e leitinho é uma delícia. Um beijo, Pat