13 out

Armadilhas dos regimes

Azeite de oliva auxilia no combate a obesidade, diz pesquisa

Por editores abril postado em 13/10/2010 às 10h30

Comentários (6)

Thinkstock

Thinkstock

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Universidade de Campinas (UNICAMP) revelou que dietas ricas em gorduras saturadas promovem a lesão de uma região do cérebro chamada hipotálamo, responsável pelo controle da fome e do gasto energético, e fazem as pessoas consumir mais calorias.

A fim de encontrar uma solução para esse problema, os pesquisadores descobriram também que o azeite de oliva é capaz de trazer sensação de saciedade, o que evita a vontade de comer mais do que o necessário. Os ácidos graxos monoinsaturados presentes no azeite podem impedir a inflamação do hipotálamo, o que evita a obesidade. Além disso, os ácidos graxos monoinsaturados aumentam a produção do hormônio GLP 1 no intestino, que promove a saciedade.

De acordo com as nutricionistas da Rede Mundo Verde, Thaís Souza e Natália Lautherbach, o ideal é consumir em torno de 15 ml e 30 ml por dia. O azeite pode ser acrescido em saladas ou no prato já servido. Para preservar suas características químicas, deve ser armazenado em local fresco e ao abrigo de luz.

Além de ser usado contra a obesidade, o azeite também tem ação antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. Outro ponto positivo é que o alimento reduz o colesterol e previne doenças cardiovasculares.

Apesar dos benefícios, é bom alertar que o azeite não deve ser aquecido, para que a boa gordura não se transforme em saturada.

Veja mais:
Tudo sobre saúde no Abril.com
Abril.com no Facebook: tudo sobre Esportes, Diversão, Notícias e Comportamento

Inclua o widget do Dieta Nunca Mais em seu blog e acompanhe tudo que rola sobre Nutrição e Exercícios

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (6) em "Azeite de oliva auxilia no combate a obesidade, diz pesquisa"

  1. [...] ácidos graxos monoinsaturados -, encontrado no azeite de oliva, ajuda a combater o excesso …Azeite de oliva auxilia no combate a obesidade, diz pesquisaAbriltodos os 4 [...]

  2. Raqueline Gaspar disse:

    15 ou 30 ml é o equivalente a quantas colheres de sopa ??? Obrigada NK

  3. Fabio disse:

    bomm sanei as minhas dúvidas, vou aumentar o uso principalmente como hidratante para o corpo.

  4. BIRA disse:

    15 ou 30 ml igual a quantas colheres?

  5. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Bira. Uma colher de sopa contém 15ml. Um abraço, Pat