10 fev

Alimentos do bem

Abacate engorda ou emagrece?

Por Patrícia Giuffrida postado em 10/02/2011 às 16h54

Comentários (30)

Crédito: Getty Images

O abacate sempre teve a fama de engordar. Não é para menos: ¼ da fruta grande contém cerca de 162 calorias – o  equivalente a cinco bananas! Mas, apesar de altamente calórico, ele diminui o índice de massa corporal (IMC). Ou seja, emagrece! “Pesquisadores constataram que o abacate reduz 42% o risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso”, diz a nutricionista Valéria Pascoal, diretora da VP Consultoria Nutricional, em entrevista à revista BOA FORMA.

A fruta também tem ação antigordurinhas. Em sua polpa existe uma substância chamada ácido oleico, que faz aumentar a sensação de saciedade. Ou seja: você fica feliz com menos comida e adia a fome. Outra vantagem: esse ácido também baixa a carga glicêmica da refeição e diminui a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo.

Mais um detalhe importante: o abacate não aumenta o colesterol. Ao contrário: a  gordura da fruta é aquela que faz bem às artérias, evitando problemas no coração.

Qual é a melhor forma de consumir o abacate? O ideal é comer só ¼ da fruta por semana. Mas cuidado com a velha receita da fruta batida com açúcar! Um taça com essa mistura pode chegar a  425 calorias! Prefira consumi-lo amassado com limão ou misturado ao leite desnatado. Você também pode preparar receitinhas leves e refrescantes. Experimente a salada de brotos com abacate do MdeMulher. Gostou? Conte para gente!

(Com reportagens de Eliane Contreras para a revista BOA FORMA e de Karla Precioso para à revista ANAMARIA)

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Patrícia Giuffrida

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Comentários (30) em "Abacate engorda ou emagrece?"

  1. Sandra de Melo Almada disse:

    Que interessante, Pat, não sabia. Você e suas dicas maravilhosas…….bjs.

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Você viu só, Sandra! Muita gente não sabe que o abacate ajuda a emagrecer. É só não abusar da quantidade, né. Beijos, Patrícia

  3. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Sergio. Pelo jeito você é um apreciador do abacate, né. Pode consumi-lo sem problemas. Só não vale exagerar na quantidade porque é uma fruta calórica, ok! Um abraço, Pat

  4. mauricio disse:

    Olá, pessoal! Então sobre o abacate: pode-se consumi-lo também ele naturalmente com mel? apenas cortando a fruta ao meio e colocando um pouquinho de mel? Obrigado.

  5. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Maurício. Pode adoçar com mel, sim. Mas, como é calórico, use só um pouquinho, ok! Um abraço, Pat

  6. celina disse:

    eu gosto muito de abacate,sempre como, minhas filhas também !! acho que vou comer só um por semana.

  7. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Celina. Para não engordar, o recomendável é consumir só ¼ da fruta por semana. Um beijo, Pat

  8. ANGEL disse:

    Nossa, eu nao sabia que abacate engordava. Mas eu não gosto de abacate, nem o cheiro, mas sou magra como qualquer outra fruta menos abacate e mamão. bjsss

  9. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Angela! O abacate pode ajudar a emagrecer porque sacia rapidamente, aplacando a fome. Mas, se consumido em excesso, pode engordar, pois é muito calórico. Um beijo, Pat

  10. JORGE disse:

    ABACATE PICADO COM ADOÇANTE EM GOTAS POR CIMA FICA ÓTIMO, EXPERIMENTEM!!!

  11. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Jorge! Essa é uma boa alternativa. Valeu pela dica! Um abraço, Pat

  12. cleonice disse:

    Estou tentando emagrece e não consigo, o que devo fazer… Faço caminhada por 1 hora 3 vezes na semana e aerobica 2 vezes. O que faço, não emagreço nada…

  13. Patrícia Giuffrida disse:

    Olá, Cleonice. Além de praticar exercícios físicos com regularidade, é importante seguir uma dieta equilibrada e saudável. Observe como está sua alimentação. Se consumir comida muito calórica e gordurosa, aí fica difícil emagrece. Um beijo, Pat

  14. Bia disse:

    “Não é para menos: ¼ da fruta grande contém cerca de 162 calorias – o equivalente a cinco bananas!” Tá bem errado isso hein, banana não tem 32 calorias nem aqui nem na China!

  15. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Bia. Na verdade, faltou mencionar que as calorias se referem a unidades pequenas de bananas, ok! Um abraço, Pat

  16. Audilon disse:

    Se o abacate trás saciedade, então deveríamos comer uma pequena porção todos os dias antes das duas refeições para comermos pouco diariamente e não só uma vez por semana, q pouco ajudaria no emagrecimento.

  17. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Audilon. O ideal é não abusar na quantidade de abacate porque ele é um alimento calórico. Um abraço, Pat

  18. JORGE FRANCISCO DE OLIVEIRA disse:

    SÃO INFORMAÇÕES ALTAMENTE NUTRIENTES, FICO MUITO AGRADECIDO AO SITE, OBRIGADO

  19. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Jorge. Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando as novidades sobre alimentação saudável aqui no blog. Um abraço, Pat

  20. Fly disse:

    Hain meu Deus, eu não sabia de nada sobre o abacate. Eu tomo um copo de vitamina de abacate toda manhã. É menos de uma banda de um abacate médio, não ponho muito açúcar, mas ponho muito leite em pó (acho mais gostoso). Mas preciso emagrecer e to vendo que preciso mudar esses hábitos. Obrigado pela explicação.

  21. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Fly. O ideal é comer só ¼ da fruta por semana, pois ela é muito calórica. Na vitamina, faça trocas light: substitua o açúcar por adoçante e o leite em pó integral pela versão desnatada. Experimente. Um beijo, Pat

  22. vitoria keice disse:

    Essa semana tomei vitamina de abacate (abacate,água e adoçante) é menos calórico?? Obrigada

  23. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Vitoria. Essa sua receitinha é menos calórica, sim. Você também pode substituir a água por leite desnatado, que é rico é cálcio e proteína. Um beijo, Pat

  24. Junior disse:

    Patricia esta semana (a semana inteira) substitui a janta por vitamina de abacate (leite desnatado adoçante e meio abacate pequeno), me senti saciado mas será que vale a pena ? será que emagrece substituindo a janta ?

  25. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Junior. Não vale a pena substituir o jantar por uma vitamina. De vez em quando, tudo bem. Mas todas as noites, não. O problema é que a vitamina de frutas não terá todos os nutrientes importantes para o bom funcionamento do seu organismo. O ideal é você manter um cardápio balanceado nas principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Você pode tomar a vitamina no café da manhã ou no lanche da tarde. Que tal? Um abraço, Pat

  26. kerginaldo disse:

    Fiquei na dúvida.Pratico corrida 4 vezes por semana e como meio abacate por dia(com adoçante).Minha duvida é que na terceira linha vocês falam que “ele diminui o índice de massa corporal (IMC). Ou seja, emagrece! “.No entanto recomendam comer apenas 1/4 de abacate por semana.Não é uma grande restrição ao abacate, já que, segundo vocês, ele supostamente emagrece?

  27. Patrícia Giuffrida disse:

    Olá, Kerginaldo. Parece estranho, né! O abacate ajuda a diminuir o índice de massa corporal (IMC), mas se consumido de forma moderada (porque é muito calórico). Um abraço, Pat

  28. Bia Alves disse:

    E se eu trocar uma refeicao pela vitamina de abacate com adoçante e leite sem lactosa??? engorda?

  29. Patrícia Giuffrida disse:

    Bia, você pode fazer essa vitamina para o lanche da tarde, por exemplo. Um beijo, Pat