24 mar

Alimentos do bem

Maçã ajuda a perder peso e abaixa o colesterol

Por Patrícia Giuffrida postado em 24/03/2011 às 16h00

Comentários (0)

Crédito: Getty Images

Você sabia que a maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo? Atualmente existem cerca de 2,5 mil espécies! Ela é rica em fibras, por isso ajuda no bom funcionamento do intestino, contribuindo para o emagrecimento. Além disso, ela é pouco calórica! Cerca de 100 gramas contém apenas 65 calorias.

Essa frutinha também ajuda a abaixar o colesterol. É que ela tem uma substância chamada quercetina, que dificulta o acúmulo de gordura nas artérias, impedindo a absorção do colesterol no intestino. Outra vantagem desse alimento é que ele auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue.

As variedades mais comuns no mercado brasileiro são quatro:
Verde. Ela é ácida, por isso costuma ser utilizada em receitas de doces.
Gala.  Vermelhinha, ela tem a polpa firme e suculenta. Além disso, é cheia de antioxidantes que combatem os radicais livres.
Fuji. Também é vermelha. Sua polpa é firme, crocante, aromática e de sabor levemente ácido.
Red. Conhecida com maçã argentina, tem a polpa esbranquiçada e pouco suculenta.

Qual delas é sua preferida? Já escolheu? Aqui vai mais uma dica: coma uma unidade antes da última refeição do dia e perca peso! O segredo? As cinco gramas de fibras encontradas em cada maçã faz com que você se sinta saciada mais rapidamente. Isso evita atacar guloseimas antes de dormir.

Mais um detalhe importante: não adianta devorar todas as maçãs da fruteira de uma só vez. Ao contrário. “Comer mais de três unidades por dia anula a ação positiva, porque, em excesso, seus componentes têm uma espécie de efeito tóxico, gerando mais radicais livres em vez de combatê-los”, alerta o engenheiro agrônomo Alessandro Nogueira, do Grupo de Trabalho sobre Maçã da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no interior do Paraná, em entrevista à revista SÁUDE!. Portanto, consuma apenas uma por dia.

Quer mais? Conheça receitas deliciosas com essa frutinha saudável. Experimente a maçã cozida na gelatina de morango do MdeMulher. É light e bem gostosa!

(Com reportagem da revista SÁUDE!)

Leia também:

MAÇÃ REDUZ O APETITE

Pesquisa mostra os benefícios da fruta

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com