26 mar

Alimentos do bem

Vale a pena trocar a mussarela comum pela de búfala?

Por Patrícia Giuffrida postado em 26/03/2011 às 13h00

Comentários (2)

A mussarela de búfala combina com torradinhas e vegetais. Crédito: Getty Images

Talvez a troca não compense, caso você queira apenas diminuir o número de calorias. Dependendo da marca, os dois tipos de queijo têm cerca de 100 calorias em 30 gramas. Já em nutrientes, a diferença entre elas é grande! Um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) mostrou que a mussarela de búfala tem 48% de proteína e 59% de cálcio a mais que a comum. Esses componentes facilitam a dieta, fortalecem os músculos e protegem ossos e dentes.

O laticínio com 100% de leite de búfala tem outra vantagem: “Com menos sódio, reduz o risco de o organismo reter líquido” explica a nutróloga Regina Mestre, do Rio de Janeiro, em entrevista à revista BOA FORMA. Mas cuidado! Existem produtos de formato e cor idênticos e que, na verdade, têm até 80% de leite de vaca. Procure pelo selo de qualidade da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo.

Outra dica para comprar o queijinho é checar se a a temperatura do refrigerador do supermercado está de acordo com o recomendado na embalagem do produto. É importante também observar o aspecto da mussarela escolhida, que não pode estar amassada ou embolorada.

Quer mais? Olha só essa receitinha saudável de espaguete de quinua com tomate, mussarela de búfala e manjericão. Gostou? Depois conta para gente.

(Com reportagem de Eliane Contreras para a revista BOA FORMA)

Leia também:

O QUEIJO CERTO PARA CADA RECEITA

Conheça os tipos mais comuns desse alimento

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (2) em "Vale a pena trocar a mussarela comum pela de búfala?"

  1. Mércia disse:

    Olá. Eu gostaria de saber s e a mussarela de búfala que não tem leite de vaca tem lactose? Estou alimentos preparado e rápidos sem lactose e sem glútem por favor.

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Mércia. De acordo com o Conselho Nacional de Laticínios dos EUA, a mussarela de búfala contém 2% de lactose. Um beijo, Pat