11 abr

Alimentos do bem

Caqui é antioxidante, rico em fibras e vitamina C

Por Patrícia Giuffrida postado em 11/04/2011 às 16h00

Comentários (6)

Crédito: Getty Images

Você já reparou que as gôndolas dos supermercados e as feiras estão repletas de caqui? Essa é uma das frutinhas do outono! Além de gostosa, ela é cheia de antioxidantes, substâncias que ajudam a manter as células do organismo saudáveis e a todo vapor.

Esse benefício se deve principalmente à presença dos carotenoides – pigmentos que dão a cor vermelhinha à fruta. “Eles estimulam a comunicação entre as células e controlam a sua multiplicação”, explica a química Délia Rodriguez-Amaya, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, em entrevista à revista SAÚDE!

Um dos carotenoides é o betacaroteno. É o precursor da vitamina A. Ele afasta os problemas cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico e protege os olhos. “Já o licopeno é mais eficiente contra o câncer”, completa a professora Délia.

Quer mais um motivo para aproveitar a temporada de caqui? A frutinha tem vitamina C e é rica em fibras, que contribui para o bom funcionamento do intestino e, por isso, ajuda a emagrecer.

Como escolher? Compre o meio verde, firme, de cor uniforme e sem rachaduras. Eles geralmente são vendidos embalados porque são muito delicados, têm a casca fina e a polpa mole.

Para armazenar a fruta madura, guarde-a na geladeira por, no máximo, cinco dias. Se ainda estiver verde, a dica é embrulhá-la em folhas de jornal para acelerar o amadurecimento. Mais um detalhe importante: só lave a fruta na hora de comer.

Não vale exagerar no consumo, hein! Uma unidade tem 71 calorias e uma alta quantidade de glicose e frutose. Por isso, consuma apenas uma por dia. Ou então você pode misturá-la com outras frutas. Experimente o suco de caqui, abacaxi e pera do MdeMulher.

(Com reportagem de Paula Desgualdo para a revista SAÚDE! e Elisa Correa para a revista VIDA SIMPLES)

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Patrícia Giuffrida

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A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

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Comentários (6) em "Caqui é antioxidante, rico em fibras e vitamina C"

  1. Simone disse:

    Adoro Caqui, é minha fruta predileta, costumo ingerir um por dia. Desconhecia seus benefícios, agora sou mais fã ainda desta fruta. bj

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Simone! Caqui é tudo de bom, né! Além de saudável, é uma delícia! Um beijo, Pat

  3. SANDRA REGINA SILVA disse:

    CAQUI É ANTIOXIDANTE, RICO EM FIBRAS E VITAMINA C’

  4. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Sandra. É isso mesmo. O caqui é tudo de bom. E ainda por cima, é uma delícia, né! Um beijo, Pat

  5. Ana Maria Ribeiro disse:

    Tenho colesterol alto e triglicerideos também alto, posso comer caqui?

  6. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Ana Maria. A princípio, não há problemas. Mas acho interessante você consultar seu médico, ok! Um beijo, Pat