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Alimentos do bem

Peixes com ômega-3 são boas sugestões para a Semana Santa

Por Patrícia Giuffrida postado em 18/04/2011 às 16h00

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Salmão combina com arroz. Crédito: Getty Images

Já decidiu qual peixe você vai preparar para servir na Sexta-Feira Santa ou na Páscoa? Geralmente todo mundo pensa em bacalhau, mas há outras opções saudáveis, como a sardinha, o salmão e o atum.

Esses pescados costumam nadar em águas geladas. Por isso, eles têm uma proteção formada por gorduras, entre elas, o ômega-3. Essa substância é um ácido graxo que combate diversos males. “No corpo humano, essas gorduras do bem minimizam a ação nociva de compostos inflamatórios”, explica o nutrólogo Celso Cukier, do Instituto de Metabolismo e Nutrição de São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE!.

O ômega-3 também protege as artérias, estimula o sistema imunológico e até ajuda no emagrecimento! Ele regula a queima dos depósitos de gorduras nocivas e controla o apetite. Ou seja, essa substância aumenta o gasto energético e diminui a vontade de comer guloseimas. Além disso, evita o acúmulo de gordura na barriga.

Além do ômega-3, esses peixes também têm outras propriedades do bem. Veja aqui:

Sardinha
Das três variedades, é o pescado mais rico em ômega-3. Além disso, ele é fonte de proteínas de excelente qualidade, ideal para manter os músculos em dia. Também contêm cálcio, que fortalece os ossos. Cuidado para não exagerar na quantidade consumida. Uma posta de 100 gramas tem 294 calorias.

Salmão
É rico em potássio, que regula a contração dos músculos, evitando a câimbra. Também é uma ótima fonte de vitamina A, boa para os olhos. Ao incluir esse peixe em seu cardápio, fique de olho nas calorias. Um filé de 100 gramas tem 165 calorias.

Atum
Esse peixe é cheio de ferro, mineral que combate a anemia. Quando enlatado, é conservado em óleo vegetal ou água e sal (prefira esta última versão, que é mais light). Ele é cozido dentro da latinha de aço sem qualquer aditivo ou conservante. Por isso, preserva mais os nutrientes do que o peixe in natura, cozido em casa. Uma posta pequena de 100 gramas tem 133 calorias.

Quer sugestões de receitinhas light do MdeMulher? Experimente o salmão com molho de maracujá e o penne com atum, brócolis e tomate-cereja.

(Com reportagem de Adriana Toledo e Regina Célia Pereira para a revista SAÚDE!)

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Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

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