02 mai

Dicas e truques para emagrecer

Dicas para driblar a vontade de comer doces durante a gestação

Por Patrícia Giuffrida postado em 02/05/2011 às 12h40

Comentários (0)

Na gravidez, a fruta é uma opção saudável e pouco calórica. Crédito: Getty Images

Algumas mulheres sentem um desejo enorme de devorar guloseimas, especialmente doces, durante a gravidez. O que fazer diante dessa situação? Veja algumas dicas de Carolina Correia de Oliveira, nutricionista do Hospital Santa Catarina, e do obstetra Osmar Ribeiro Colas, médico do departamento de Obstetrícia da Unifesp, publicadas no portal BEBE.COM.

• Um das causas do ataque aos doces é a ansiedade durante a gestação. São muitas dúvidas e expectativas ao mesmo tempo, além de profundas mudanças fisiológicas. O prazer proporcionado pelo açúcar e pelas massas em geral dá a ela a sensação de alívio dos sintomas, embora ele seja discreto e passageiro. Procure outras formas mais saudáveis de lidar com a ansiedade e, se tiver vontade de comer doces, siga uma disciplina alimentar.

• Os médicos recomendam que as grávidas ganhem de 9 a 12 quilos durante a gestação. Para isso, elas precisam seguir uma dieta balanceada. Em condições normais, uma mulher deve consumir de 1.800 a 2.000 calorias diariamente. Logo que engravida, essa média torna-se mais flexível, de 1.800 a 2.200 calorias diárias. Após o sexto mês, a necessidade energética aumenta, atingindo de 2.200 a 2.500 calorias diárias. Procure a orientação de um nutricionista.

• Pode comer massas, frituras, doces e refrigerantes? Claro que sim. O problema não é consumir essas gostosuras, mas exagerar. Se a grávida seguir uma dieta alimentar balanceada, é possível incluir no cardápio, de vez em quando, um chocolatinho, um pastel de feira ou uma coxinha de padaria. Evite ao máximo o refrigerante e jamais substitua a água e os sucos naturais por essa bebida.

• E os adoçantes artificiais? Podem ser consumidos com muita prudência, de vez em quando. Depois do terceiro mês de gravidez, se a mulher engordar muito, o adoçante é preferível ao açúcar. Agora, nesse caso, o melhor a fazer é readequar a dieta e evitar alimentos calóricos, escolhendo produtos naturais.

(Com reportagem de Giuliano Agmont para o portal BEBE.COM)

Leia também:

FIQUE EM FORMA APÓS A GRAVIDEZ

Descubra os segredos para perder os quilos extras da gestação

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com