18 mai

Fitness e ginástica

É melhor fazer o exercício aeróbico antes ou depois da musculação?

Por Patrícia Giuffrida postado em 18/05/2011 às 12h25

Comentários (12)

Crédito: Getty Images

“Se o objetivo é emagrecer, não importa se você realiza o exercício aeróbico antes ou depois da musculação. O que vai prevalecer, no final das contas, é o gasto calórico total”, explica o personal trainer Fernando Conceição em entrevista à revista BOA FORMA. Conclusão: a soma das duas atividades é que determinará a perda de peso.

Geralmente, os educadores físicos recomendam começar o treino com a musculação porque é um tipo de atividade que vai interferir muito pouco no desempenho no trabalho cardiovascular que virá na sequência.

Já se você começar com o aeróbico – como caminhar e correr na esteira, ou pedalar na ergométrica –  que exige mais energia, você poderá chegar aos outros aparelhos cansada e comprometer o seu rendimento durante os exercícios com peso. Mas isso não é uma regra. Tem gente que prefere essa segunda opção.

Que tal experimentar as duas formas de treino? Assim, você descobrirá qual é a mais adequada para você. Depois conte para gente qual foi o resultado.

(Com reportagem de Christina Biltoveni para a revista BOA FORMA)

Leia também:

DICAS PARA NÃO DESISTIR DA ACADEMIA NO FRIO

Ideias simples podem dar uma injeção de ânimo contra a moleza

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (12) em "É melhor fazer o exercício aeróbico antes ou depois da musculação?"

  1. thiago disse:

    Realmente eu estou há 1 semana na academia com o objetivo de perder peso e ganhar massa muscular. Porém, começo com a corrida de 30 min, desses 15 caminhando e 15 correndo a 9 e 10km. Mas fico muito cansado na realização da musculação. Tentarei inverter. Se tiver dicas, me envie por e-mail. Peso 87,400kg tenho 1,79m e 29 anos.

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Thiago. Talvez seja melhor você inverter seu treino. De qualquer modo, é importante fazer alongamento e um leve aquecimento na esteira antes de começar os exercicios de musculação. Assim você poderá evitar possíveis lesões. O ideal é que você converse com um educador físico para que ele faça uma avaliação física detalhada e dê a você uma orientação mais personalizada, ok. Espero que você tenha sucesso nos seus resultados. Depois conte para a gente sua evolução. Torço por você! Um abraço, Pat

  3. Ana Paula disse:

    Boa noite, eu sempre tive problemas para engordar e meu objetivo na academia sempre foi hipertrofia, porém, na minha última avaliação, meu percentual de gordura aumentou muito, principalmente na cintura e nos braços (apesar de meu braço ser fino rs). Minha pergunta é: faço esteira ou bike antes ou depois da malhação? Para que eu consiga perder taxa de gordura (principalmente na cintura rs). Faço também aulas localizadas às terças e quintas.

  4. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Ana Paula. Os exercícios mais indicados para queimar as gordurinhas do corpo são os aeróbios, como caminhada, corrida, natação e pedalar na ergométrica. Escolha aquele que combina mais com você. É possível fazê-lo antes ou depois da musculação. Observe de que forma você se adapta melhor. Só um detalhe: não é possível escolher qual parte do corpo você perderá medidas ou gordura, ok. Um beijo, Pat

  5. Leonel Fonseca disse:

    Olá Patricia, eu corro primeiro durante trinta minutos, numa velocidade entre 7 e 8 km/h, e depois vou malhar, porém não sinto um desgaste que influencie muito no meu desempenho. Devo continuar, porém eu soube também que correr depois, da um desgaste na massa adquirida. Obrigado.

  6. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Leonel. Praticar musculação antes do exercício aeróbio não é uma “regra”. Tem gente, como você, que prefere inverter o treino. O mais importante é o gasto calórico final. Por isso, sugiro que você converse com seu instrutor de musculação sobre isso. Um abraço, Pat

  7. Jackson Lásaro disse:

    Olá, Patricia! Li parte de um artigo (NÃO LEMBRO O AUTOR), ele ressaltava que quando o objetivo fosse emagrecimento, o aeróbico deveria ser feito após a musculação, devido você ter um grande gasto de glicogênio durante a musculação e, ao práticar a atividade aeróbica, seu gasto iria ser apenas de gordura. Então pelo fato de ser uma atividade constante e duradoura, seria melhor fazer depois de malhar. Estou levando em consideração a musculação também ter um grande gasto calórico. Isto seria verdade ou mito? Desde já, Obrigado!

  8. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Jackson. Esse tema ainda não é consenso entre os educadores físicos. Alguns dizem que é melhor fazer a musculação antes do exercício aeróbio e outros dizem o contrário. E há aqueles (como nesta entrevista) que afirmam que não importa a ordem dos exercícios. Na verdade, o mais importante, é praticar com regularidade exercícios aeróbios e de fortalecimento muscular, ok! Um abraço, Pat

  9. amilson camargo de figueiredo disse:

    durante 3 meses, todos os dias eu corro 6 Km, agora vou fazer musculação para ganhar massa muscular. Devo continuar correndo? Detalhe, minha barriga não diminue e veja que eu não tomo refrigerante, bebidas alcoolicas; não uso frituras e nem como doces.

  10. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Amilson. Para os homens, é mais difícil perder a barriguinha. Mas não desista! O treino ideal é praticar exercícios aeróbios, como a corrida (por isso, continue correndo) e de fortalecimento muscular, alternadamente. Nesse caso, consulte um educador físico. Ele é o profissional mais qualificado para ajudá-lo a montar um treino personalizado para você. Um abraço, Pat

  11. Carolina disse:

    Oi Patrícia! Gostaria de tirar uma dúvida sobre o elíptico. Me falaram que se eu usar uma carga muito alta não estou perdendo calorias, apenas enrijecendo a musculatura. No entanto eu preciso queimar calorias, por causa da concentração de gordura na barriga e então qual seria o aparelho (elíptico, esteira, ergométrica) mais indicado? com carga ou sem carga?

  12. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Carolina. Segundo a educadora física Gisele G. Delphino de Azevedo, qualquer um desses aparelhos é indicado, desde que trabalhe com intensidade moderada e tempo suficiente para metabolizar gordura (geralmente 30 minutos, mas pode variar de pessoa para pessoa). Um beijo, Pat