30 mai

Alimentos do bem

O que engorda mais: batata-inglesa ou mandioca? Descubra aqui!

Por Patrícia Giuffrida postado em 30/05/2011 às 10h00

Comentários (2)

A batata armazena muito amido, grande fonte de energia. Crédito: Getty Images.

A mandioca – também conhecida como macaxeira e aipim – é mais calórica do que você imagina. Cerca de 100 g desse alimento contêm 125 calorias. Já a mesma porção de batata-inglesa tem bem menos: 52 calorias.

“A batata tem uma grande capacidade de armazenar amido”, afirma a nutricionista Camila Freitas, de São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE! Por isso, é rica em carboidrato. Mas a mandioca consegue ter bem mais! Compare! Em 100 g desse alimento, há 30,1 g de carboidrato. A mesma quantidade de batata tem 11,9 g.

Agora você já sabe qual é a resposta? Sim, a mandioca engorda mais do que a batata-inglesa. Portanto, inclua mais batatinhas (não fritas, é claro) em seu cardápio. Elas trazem muitos benefícios para a saúde. Um deles é a boa quantidade de potássio, que vai direto para os músculos, fazendo com que eles funcionem direitinho. Outro é o bom suprimento de vitamina A, essencial para os olhos.

Apesar de calórica, não exclua a mandioca de sua dieta. Aliás, ela tem uma grande vantagem em relação à sua rival, a batata: contém bem mais fibras, que dão uma boa sensação de saciedade, retardando a fome.

Outro benefício dessa deliciosa raiz é que contém cálcio, bom para os ossos. Também tem uma boa dose de vitamina C, que melhorar as defesas do organismo.

Mesmo com diferenças nutricionais, as duas deixam qualquer menu mais equilibrado. “E elas vão bem com peixes assados, frango e carnes grelhadas, principalmente quando servidas com purê”, sugere Camila.

Deu água na boca? Experimente duas receitas deliciosas do MdeMulher: suflê de mandioca e batata assada com brócolis

(Com reportagem de Lúcia Nascimento para a revista SAÚDE!)

Leia também:

TRÊS COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A MANDIOCA

Fornece energia, diminui o inchaço e aumenta a saciedade

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (2) em "O que engorda mais: batata-inglesa ou mandioca? Descubra aqui!"

  1. san disse:

    a vantagem da mandioca é que ela é quase 100% orgânica, usa-se pouquíssimo ou quase nada de defensivos e adubos para produzi-la, enquanto a batata só produz com quantidades cavalares de defensivos e adubos…

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Sandra. É sempre melhor optar pelos orgânicos. Aqui vale um alerta: sempre observe se a embalagem tem o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg). Ele é único valido para qualquer produto orgânico comercializado no Brasil, inclusive os importados. Um beijo, Pat