27 jul

Bebidas do bem

Afine a silhueta com chás desintoxicantes

Por Patrícia Giuffrida postado em 27/07/2011 às 11h11

Comentários (2)

Chá de camomila ajuda a limpar o organismo. Crédito: Getty Images.

Engordou nas férias? Então é hora tomar um chá desintoxicante para botar para fora as substâncias nocivas que ficaram acumuladas no organismo. A ideia é preparar infusões com ervas especiais, que têm o poder de capturar e eliminar pela urina a gordura e as toxinas em excesso no corpo.

Os chás que têm essa ação de limpeza são alecrim, bardana, camomila, capim-cidreira, cardo-santo ou cardo-mariano, centelha, coentro, dente-de-leão, erva-doce, espinheira-santa, cavalinha, carqueja e sálvia.

Essas ervas também reduzem a formação de gases, evitando a sensação de barriga inchada e volumosa. E mais: “Colaboram na prevenção de doenças, no melhor funcionamento dos rins e do intestino e na aparência da pele” explica André Resende, fitoterapeuta de São Paulo, autor de “O Poder das Ervas— Vida Natural”, em entrevista à revista VIVA!MAIS.

Outros tipos de chás também ajudam a emagrecer, como os diuréticos, que combatem a retenção de líquido, e os termogênicos, que têm efeito queima-gordura. Mas atenção: não misture mais do que três ervas em uma mesma infusão. “O uso de muitas plantas faz com que elas entrem em competição, diminuindo o efeito uma da outra”, alerta a nutricionista Vanderli Marchiori, da VM Nutrição e Fitoterapia, em São Paulo, em entrevista à revista BOA FORMA.

Mais um detalhe importante: gestantes e pessoas com gastrite devem evitar o consumo de chás. O melhor a fazer é consultar um médico.

(Com reportagens de Eliane Contreras para a revista BOA FORMA e Ligia Menezes para a revista VIVA!MAIS).

Leia também:

CHÁS QUE COMBATEM A GORDURA

Fique enxuta com ervas que ajudam a eliminar peso

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (2) em "Afine a silhueta com chás desintoxicantes"

  1. gilsinea gonçalves disse:

    Preciso emagrecer, já tentei de tudo, inclusive com endocrinologistas, emagreço , mas ao parar com o tratamento, volta tudo, sou muito ansiosa, e tenho retençao de liquidos. Obrigada pela atençao, abraços. gilsinea

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Gilsinea. Talvez você tenha recuperado o peso porque não fez o tratamento até o final. É importante seguir direitinho as orientações médicas. Que tal você buscar a opinião de um outro médico? Um beijo, Pat