15 jul

Dicas e truques para emagrecer

Como manter a dieta no hotel-fazenda?

Por Patrícia Giuffrida postado em 15/07/2011 às 11h11

Comentários (0)

Crédito: Getty Images.

Viajar para a montanha nas férias de julho é tudo de bom! Se for em um hotel-fazenda, o passeio fica melhor ainda! O difícil é voltar para casa mais gordinha e cheia de culpa. É difícil resistir às comidinhas engordativas e às guloseimas maravilhosas oferecidas nos restaurantes. O que fazer para evitar o aumento de peso? Veja aqui algumas dicas bacanas da nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da Consultoria Alimentar, em São Paulo:

Café da manhã
•  Dê preferência ao leite desnatado ou de soja. Vale também tomar sucos de frutas naturais ou light. Só não exagere na quantidade.

• É tão bom sentir o cheiro de pão quentinho. Dá vontade de devorar tudo. Cuidado! Para não engordar, escolha apenas uma unidade. A opção mais saudável é a integral. E atenção aos recheios de sanduíches. Consuma ricota e peito de peru, que são menos calóricos. Fique longe dos queijos amarelos gordos.

• Uma boa sugestão para afastar a vontade de comer doce de manhã é consumir 3 ameixas ou 2 colheres de sopa de uva passa. Experimente.

• No intervalo entre o café da manhã e o almoço, peça uma porção de frutas da estação, como kiwi, tangerina, laranja, maçã e morango.

Almoço
• Comece pela salada. Inclua no prato verduras e legumes, que são ricos em fibras e, por isso, saciam mais rapidamente. Tempere com azeite e pouco sal.

• Outro alimento que é rico em fibras e, por isso, contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo, é o arroz integral. Se o restaurante oferecer quinua, não hesite em experimentar. Esse grão ajuda a reduzir o percentual de gordura do corpo e fortalece a musculatura.

• Prefira filés de frango ou peixe (sempre grelhados ou assados). Fique longe das frituras, que são ricas em gorduras saturadas.

• E a sobremesa? O melhor horário para consumir um docinho é após o almoço. Mas só vale uma porção, hein. Evite doces com creme de leite, chantili, massa folhada e chocolate, pois todos esses ingredientes têm alto valor calórico. Ou então troque a guloseima por uma fruta, que é bem mais saudável.

Lanche da tarde
• Pode chá com biscoitos? Sim, consuma apenas três unidades e evite aqueles amanteigados, que são muito engordativos. Se quiser adoçar o chá, use adoçante.

• Outra boa opção é um potinho (200 ml) de iogurte light, que é uma boa fonte de proteínas e rica em cálcio (que ajuda a fortalecer os ossos e dentes).

Jantar

• Peça uma sopinha de legumes. Alguns hotéis costumam oferecer aveia (que aumenta a saciedade) e linhaça (boa para baixar o colesterol ruim) – ambas podem ser incluídas no caldinho.

• Geralmente aos sábados a noite, os hotéis servem pizzas. Consuma, no máximo, 2 fatias (de preferência com vegetais). Evite aquelas com queijos amarelos e calabresas.

Mais um detalhe importante: consuma com moderação em todas as refeições. E não fique parada ou sentada o dia todo, senão você corre o risco de engordar, mesmo moderando nas porções de alimentos. Aproveite e participe das atividades do hotel. Faça caminhadas e exercícios físicos durante sua estadia.

Leia também:

ESPECIAL INVERNO

Dicas para a estação mais fria do ano

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com