11 jul

Alimentos do bem

O que engorda mais: milho ou ervilha?

Por Patrícia Giuffrida postado em 11/07/2011 às 10h20

Comentários (0)

Ervilhas e milhos são ricos em fibras. Crédito: Getty Images.

Se você está preocupada com o ponteiro da balança, aposte no milho, que é menos calórico que a ervilha. O primeiro tem 109 calorias e o outro grão, 83 (quantidade equivalente a 130 g). Além de mais calórica, a ervilha também possui mais reservas de energia. Ela tem 22 g de carboidrato. Já o milho contém só 15 g.

Atenção, hipertensas! A verdinha tem mais que o dobro da quantidade de sódio, que faz a pressão disparar, além de causar retenção de líquido e inchaço. Portanto, nesse caso, prefira o milho.

Quer ter ossos fortes? Invista nos grãos amarelos. O milho contém 89 mg de cálcio e fósforo, já a ervilha tem só 1 mg. Além de afastar a fadiga, esses dois sais minerais deixam a massa óssea novinha em folha.

Mas a ervilha tem suas qualidades! Ela tem mais proteínas que o milho, substâncias essenciais para turbinar os músculos. Compare: a ervilha tem 5,3 g e o milho, 2,3 g. “As grandes vantagens da proteína vegetal são a ausência de gordura e a presença de fibras”, diz a nutricionista Márcia Terra, consultora da empresa de nutrição Nutri-Insight, em entrevista à revista SAÚDE!.

E por falar em fibras, qual desses grãos têm mais dessa substância? É a ervilha! O grão verde tem 4,5 g e o amarelinho, 4,3 mg. As fibras ajudam no funcionamento do intestino e dão uma boa sensação de saciedade, por isso, diminuem a fome.

Já escolheu seu grão preferido? Veja no MdeMulher duas receitas deliciosas com esses alimentos:  rolinhos de alho-poró e ervilha e bolo de milho light.

(Com reportagem de Paula Desgualdo para a revista SAÚDE!)

Leia também:

LEGUMES E GRÃOS

Conheça os melhores meses para compra e consumo

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com