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Alimentos do bem

Banana é rica em vitaminas, tem baixo teor de gordura e dá saciedade

Por Patrícia Giuffrida postado em 11/08/2011 às 11h11

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Crédito: Getty Images.

A banana tem a fama de ser engordativa. Realmente ela é rica em carboidrato e mais calórica do que outras frutas. Uma unidade de 70 g da prata contém 62 calorias. Mas não é necessário cortá-la de seu cardápio, pois ela traz muitos benefícios à saúde.

“A banana tem alto valor nutricional, provoca sensação de saciedade e pode fazer parte da alimentação se consumida com moderação, sem contribuir para o ganho de peso”, explica a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro, em entrevista à revista WOMEN´S HEALTH.

E tem mais! Essa frutinha auxilia no emagrecimento pois contém fibras (que contribuem para o funcionamento do intestino), tem baixo teor de gordura e é rica em vitaminas, como a A, B1, B2, B6, C, D e E.

Tem também importantes minerais, como fósforo, cálcio, ferro e potássio. Este último ajuda a evitar cãibras e dores musculares. Por isso, antes de praticar alguma atividade física, coma uma banana!

A lista de benefícios não param por aí. A fruta ajuda a controlar a pressão arterial, tem ação benéfica no sistema nervoso e melhora a TPM e as cólicas menstruais.

Ideias para consumi-las? Coma banana no café da manhã, nos lanches ou prepare doces light. Veja aqui algumas sugestões de receitas gostosas do MdeMulher, como o bolo de banana e o muffin de banana e aveia.

Vale lembrar que diabéticos devem consumir a banana com muita moderação. Quem sofre de insuficiência renal também precisa tomar cuidado no consumo: em excesso, o potássio pode ser perigoso.

(Com reportagem de Julia Moióli para a revista WOMEN´S HEALTH).

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Patrícia Giuffrida

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Comentários (2) em "Banana é rica em vitaminas, tem baixo teor de gordura e dá saciedade"

  1. Fabiano disse:

    Concordo que a banana é excelente fonte de vitaminas e muito importante numa dieta. Mas não concordo que se deve comer banana no pré treino. A Banana além dos nutrientes possui muita fibras que atuam no metabolismo dos carboidratos no controle da glicemia formando um gel (pectina e goma) no intestino tornando mais lento a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea. Por ela inibir a absorção da glicose pode causar aquela sensação de cansaço. Eu gosto de comer banana sempre no pós treino, pois como citado, ele ajuda na recuperação muscular e pode aliviar um pouco aquelas dores causadas pós exercícios.

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Fabiano. Sim, a banana é excelente após o treino. Um abraço, Pat