02 ago

Alimentos do bem

Fique por dentro dos benefícios da abobrinha e da berinjela para a dieta

Por Patrícia Giuffrida postado em 02/08/2011 às 11h11

Comentários (5)

Qual você prefere: abobrinha ou berinjela? Crédito: Getty Images.

Boa notícia: os dois legumes estão liberados para quem precisa emagrecer! A abobrinha tem só uma pitada a menos de calorias. Cerca de 100 g dessa hortaliça tem 15 calórias. Já a mesma porção de berinjela contém 19 calorias. Há diferença também na quantidade de carboidrato: a berinjela contém 4,5 g e a abobrinha, 3 g.

E as diferenças não param por aí. Veja aqui mais dicas da nutricionista Lara Siqueira, da Equilibrium Consultoria, em entrevista à revista SAÚDE!:

• A abobrinha é rica em cálcio, o mineral que deixa os ossos fortes, evitando a osteoporose. Ela contém 17 mg. A berinjela tem só 11 mg.

• Conhecido por ajudar o cálcio a fortalecer o esqueleto, outro mineral, o magnésio, também é um aliado do coração saudável. Para cuidar do seu, invista na abobrinha. Ela tem 17 mg desse mineral. Já a outra hortaliça contém 9 mg.

• Quer renovar suas células? Coma mais abobrinha. Ela tem cerca de 1,1 g de proteínas, que são fundamentais para desenvolver não só a musculatura como todos os tecidos do corpo. A berinjela contém apenas 0,7 g.

• Abaixo a hipertensão! O potássio garante a elasticidade da parede das artérias, mantendo a pressão equilibrada. Nesse caso, também prefira a abobrinha. Compare os números: o legume laranjinha tem 126 mg e o outro, 105 mg.

• O único quesito em que a berinjela ganha da abobrinha é com relação às fibras. Ela apresenta maior quantidade do nutriente, que evita a a constipação e o acúmulo de colesterol nas artérias.

Que tal incluir esses dois legumes nutritivos e leves no seu cardápio diário? Prove essas duas receitinhas deliciosas do MdeMulher: abobrinha recheada com carne de soja e berinjela com cebola.

(Com reportagem de Paula Desgualdo para a revista SAÚDE!)

Leia também:

DIETA DA ÁGUA DA BERINJELA

Ela ajuda a diminuir a barriga e a reduzir a celulite

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (5) em "Fique por dentro dos benefícios da abobrinha e da berinjela para a dieta"

  1. PatPat disse:

    engraçados esses rankings “o q engorda mais” com legumes tão pouco calóricos, acho q vale mais chamar pelas propriedades nutricionais de cada um… não sabia q a abobrinha ganhava em quase tudo da berinjela, bom saber!

  2. Paulo M. Figeueiredo disse:

    Gostei das boas dicas, e aprender mais para o dia a dia na cozinha, pois eu também sou dono de casa, estou viuvo, ok.

  3. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Paulo. Que bom que você gostou das dicas! Continue investindo em alimentos saudáveis e nutritivos. Um abraço, Pat

  4. maria soares disse:

    Olá, eu trago pra minha cozinha, diariamente, abobrinhas, chuchu, berinjela, escarola e tomate. Mas nunca sabia dos beneficios que esses alimentos são ricos. Tenho muitas receitinhas. 2 peitos de frango desfiado e temperado a gosto, duas abobrinhas, médias três tomates cortados em cubos e 2 cebolas médias em um refratário untado com azeite. Coloca camadas de frango, uma camada de cebola, uma de abobrinha e outra de frango. Coloque por cima os tomates em cubos e regue com azeite. Pode adicionar pimenta de cheiro. Leve ao forno por 25 minutos e já servir. Bom apatite, obrigada por suas orientações!!!

  5. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Maria. Valeu por compartilhar sua receitinha aqui no blog! Um beijo, Pat