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Alimentos do bem

Turbine sua dieta com os brotos de feijão, bambu e alfafa

Por Patrícia Giuffrida postado em 30/08/2011 às 11h00

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Salada simples de brotos de feijão. Crédito: Getty Images.

Você sabia que os brotos são muito nutritivos e pouco calóricos? Esses vegetais são uma ótima opção para quem está de dieta. Podem fazer parte do seu prato mais de uma vez por semana.

“O broto é um vegetal em processo germinativo, ou seja, não atingiu seu ponto máximo de crescimento e ainda contém compostos fenólicos, que são substâncias importantes para a proteção e o desenvolvimento da planta e antioxidantes para nós”, explica a nutricionista Elaine de Pádua, diretora da Clínica DNA Nutri, em São Paulo, em entrevista à revista WOMEN´S HEATH.

Isso significa que essas plantinhas ajudam a combater os radicais livres, causadores do envelhecimento e de diversas doenças. Veja aqui os tipos mais conhecidos e fáceis de encontrar em supermercados. Escolha o seu preferido:

Broto de feijão
O broto de feijão-mungo, conhecido como moyashi, tem boa quantidade de proteínas, carboidratos e pouquíssimas calorias (1 colher de sopa do broto cozido tem só 15 calorias). Esse vegetal também contém vitamina C, que auxilia no processo de defesa do organismo, e a B6, que dificulta a compulsão por doces.

Você pode prepará-lo de várias formas: cru, na salada, batido em um suco ou salpicado sobre uma sopa. Uma boa sugestão é o talharim com broto de feijão do MdeMulher. Experimente!

Broto de bambu
Essa plantinha tem baixo valor calórico: 1 colher de sopa do vegetal cozido tem apenas 5 calorias. É também rico em potássio, que contribui para a saúde dos músculos. E mais: esse brotinho é repleto de fibras, por isso ajuda no bom funcionamento do intestino.

Você pode encontrá-lo em conserva ou natural. É um bom substituto do palmito em saladas e pode ser usado em recheios de massas, refogados, caldos e sopas. Prove o frango xadrez com broto de bambu do MdeMulher.

Broto de alfafa
Esse aqui também é bem magrinho, que nem os outros dois. Cerca de ½ copo do vegetal cru tem apenas 15 calorias. É repleto de sais minerais como zinco, manganês, magnésio, fósforo, cobre e potássio. As fibras aparecem em quantidade razoável, o que é bom para o processo digestivo. E tem também vitaminas do complexo B.

Que tal usá-lo em em sopas e sucos? Uma boa opção é misturá-lo com tofu, azeite de oliva e orégano. Fica uma delícia! Experimente também a salada de broto de alfafa do MdeMulher.

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Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

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Comentários (2) em "Turbine sua dieta com os brotos de feijão, bambu e alfafa"

  1. Aline disse:

    Olá Patrícia….
    Vc já ouviu falar sobre a DIETA QUE FUNCIONA??Será que realmennte funciona??Tens como pesquisar sobre essa dieta e publicar algo sober o assunto??

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Aline! Sua sugestão de pauta está anotada! Obrigada por sua participação! Um abraço, Pat