06 set

Alimentos do bem

Tangerina e mexerica são pouco calóricas e ricas em fibras e vitamina C

Por Patrícia Giuffrida postado em 06/09/2011 às 11h00

Comentários (6)

Tangerina é rica em vitaminas. Crédito: Getty Images.

Você sabe qual é a diferença entre a tangerina e a mexerica? Não confunda: elas até são da mesma família, mas de espécies diferentes.

“A tangerina poncã pertence à ordem Citrus reticulata blanco, tem casca grossa e acredita-se que é originária da Ásia”, explica o agrônomo Dag Mendonça, da Unicamp, de Campinas (SP), em entrevista à revista SAÚDE! Ela possui potássio e vitamina A, nutrientes que protegem as artérias.

Já a mexerica é do grupo Citrus deliciosa tenore. Tem casca fina e mais grudada aos gomos. Sua origem é da região do Mediterrâneo. Ela é rica em antioxidantes, por isso, ajuda a reduzir o risco de tumores.

As duas frutinhas são riquíssimas em vitamina C, substância que fortalece as defesas do organismo. Ambas ainda auxiliam na absorção do ferro, prevenindo anemias. E mais: são repletas de fibras, o que é bom para o funcionamento do intestino, além de gerar saciedade. Ou seja, são ótimas para quem quer emagrecer.

E qual é a mais calórica? A diferença entre elas é de apenas 1 caloria. Uma unidade de tangerina tem somente 38 calorias, já a mexerica contém 37. Ou seja, elas são bem levinhas, por isso você pode incluí-las sem medo em sua dieta.

Você pode consumir essas frutinhas no café da manhã, no lanche da tarde ou em receitinhas. Experimente a salada de folhas verdes com molho de mexerica e o suco energético de tangerina com gengibre, ambas do MdeMulher.

(Com reportagem de Caroline Randmer para a revista SAÚDE!)

Leia também:

FRUTAS PARA EMAGRECER

Inclua essas delícias na sua dieta e emagreça!

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (6) em "Tangerina e mexerica são pouco calóricas e ricas em fibras e vitamina C"

  1. Douglas disse:

    Amei o blog e gostaria de compartilhar o nosso também. O http://www.plasticaesteticaecia.com.br.

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Douglas! Que bacana! Você curte nosso blog! Continue acompanhando todas as novidades! Um abraço, Pat

  3. ELIANE disse:

    maravilhosa pagina, muito bom mesmo!!

  4. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Eliane! Obrigada! Continue acompanhando as novidades sobre emagrecimento saudável aqui no blog. Um beijo, Pat

  5. Carlos disse:

    boa tarde, sera que elguem pode me ajudar, plantei um pé de mexirica em casa, ela esta com 1 metro de altura e começou a das uma flor branca, segundo a pessoa que me vendeu a muda ela é ponkan, mais estou em duvida pois andei pesquisando na net os pés e eu não sei se ela é mexerica ponkan ou morgote ou outra especie, alguem poderia me dizer qual é?
    Obrigado.

  6. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Carlos. O ideal é você consultar um especialista em jardinagem. Ele poderá avaliar a planta e verificar direitinho qual sua espécie e a melhor forma de cuidá-la, ok! Um abraço, Pat