12 nov

Fitness e ginástica

Dança flamenca modela o corpo, emagrece e melhora a autoestima

Por Patrícia Giuffrida postado em 12/11/2011 às 10h00

Comentários (5)

Crédito: Getty Images.

Sons de castanholas, saias dançantes, sapatinhos sapateando freneticamente, baile com abanicos,  palmas ditando o compasso da música… Esta é a dança flamenca! Originária da Andaluzia, no sul da Espanha, o flamenco tornou-se um dos ícones da música espanhola. Aqui no Brasil, já tem muita gente que pratica em vários cantos do país. Que tal você experimentá-la também?

Nas aulas de flamenco, você aprende coreografias, técnicas de sapateado, ritmos e exercícios de consciência corporal. Também desenvolve expressividade na dança, com criatividade e sensibilidade.

Essa dança traz muitos benefícios para o corpo! O primeiro deles é o emagrecimento. Em uma hora de aula, é possível gastar cerca de 350 calorias! As aulas costumam ser dinâmica, com atividades aeróbias praticadas nas coreografias.

Quer mais? “O flamenco modela o corpo, fortalece a musculatura (principalmente das pernas), afina a cintura, melhora o abdômen, alinha a postura, alonga a coluna, melhora o condicionamento físico e a coordenação motora”, afirma Denise Santoro, coordenadora e artista docente do curso de Flamenco da escola Pulsarte. “Ao frequentar as aulas (duas vezes por semana durante 1 hora), a aluna poderá melhorar sua resistência aeróbia em aproximadamente quatro meses”, completa ela.

Bailar flamenco faz muito bem para a autoestima. “A mulher flamenca é muito segura e aprende com a dança a ser charmosa e elegante”, avisa a bailaora Denise.

Para fazer a aula, é necessário usar saia longa com roda, collant ou blusa e um par de sapatos especiais (tem que ter salto grosso com pregos rebatidos na sola). Você aprende a usar também elementos da cultura flamenca, como castanholas, abanicos (leques), mantón (xale), sombrero (chapéu) e bastón (bengala).

Qualquer pessoa pode aprender flamenco? Sim. “O pré-requisito é gostar da música flamenca e se entregar á um estilo apaixonante”, avisa Simone Sant’Anna, coordenadora artística da Pulsarte. A aluna precisa apenas comprovar, por meio de um atestado médico, a aptidão à atividade física. Ficou empolgada? Então comece já!

Quer saber mais sobre outras modalidades de dança? Veja aqui informações sobre balé clássico, sapateado, dança do ventre, samba, dança country e street dance. Descubra qual delas combina mais com você.

Leia também:

OS BENEFÍCIOS DA DANÇA

Bailar melhora o bem-estar e a saúde

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (5) em "Dança flamenca modela o corpo, emagrece e melhora a autoestima"

  1. ESPERANÇA disse:

    solicito se possível informações sobre aulas de dança flamenca

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Esperança. Em qual cidade você mora? Geralmente, o curso de flamenco é oferecido em escolas especializadas em dança. Um beijo, Pat

  3. CLEONICE disse:

    Li uma reporagem que é a atividade mais completa para evitar o alzaimer,e trabalhar a memória, adoro dançar….

  4. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Cleonice. Sim, alguns estudos dizem que a dança pode ajudar no tratamento e na prevenção da doença de Alzheimer. Um beijo, Pat