03 jan

Dietas saudáveis

Conheça o novo programa de emagrecimento dos Vigilantes do Peso

Por Patrícia Giuffrida postado em 03/01/2012 às 10h15

Comentários (51)

Crédito: Getty Images.

Neste mês, os Vigilantes do Peso – maior programa de emagrecimento do mundo – trazem novidades ao Brasil. Ele está reformulado, com novas regras para a perda e manutenção de peso. “Percebemos que era o momento de alterar o nosso método para adaptá-lo aos conhecimentos científicos atuais”, diz Marcelly Ferrari, editora de conteúdo da organização, no Rio de Janeiro, em entrevista à revista SAÚDE!.

O novo programa é chamado de ProPontos. Nele, o sistema de pontos continua valendo. Ou seja, cada participante recebe uma cota a ser gasta diariamente e uma extra para ser torrada durante a semana naqueles momentos especiais. O que de fato muda é a forma como os pontos são atribuídos aos alimentos em geral. Antes eles eram baseados em número de calorias, agora o foco está na presença e concentração de macronutrientes, como carboidrato, gordura e proteína.

A saciedade virou a palavra-chave nos estudos atuais de nutrição. E os Vigilantes do Peso a incluiram em sua nova fórmula. As proteínas, por exemplo, demoram mais para serem digeridas pelo organismo do que as gorduras. Isso faz com que elas tragam uma maior sensação de estômago cheio. Outro nutriente que contribui para diminuir o apetite é a fibra. Além de regularizar a digestão, ela diminui o ritmo de absorção da glicose, e essa desaceleração ajuda a diminuir a fome.

Mais novidades: a maioria das frutas e dos legumes tem pontuação zero (com exceção do abacate, que é mais calórico). Mas essa regra não vale quando esses alimentos são cozidos. Esses vegetais devem ser consumidos in natura. Mas não pode exagerar no consumo!

Há mais dois pilares do programa: assistir às reuniões dos Vigilantes do Peso (onde há trocas de experiências e dicas de emagrecimento) e praticar atividades físicas com regularidade. Quer saber mais? Consulte o site da organização.

(Com reportagem de Theo Ruprecht para a revista SAÚDE!)

Leia também:

EMAGREÇA COMENDO BEM

Fique de olho nas dicas práticas de nutricionistas

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (51) em "Conheça o novo programa de emagrecimento dos Vigilantes do Peso"

  1. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Sirley. Sim, há reuniões dos Vigilantes do Peso em vários endereços em São Paulo. Dê uma olhadinha no site da instituição. Um abraço, Pat.