16 jan

Aliados da dieta, Alimentos do bem

Melão hidrata, refresca, é pouco calórico e combate a ansiedade

Por Patrícia Giuffrida postado em 16/01/2012 às 10h10

Comentários (4)

O melão cantaloupe é rico em vitaminas. Crédito: Getty Images.

O melão é uma fruta que tem água de sobra: 80% de sua composição é líquida. Ou seja, é uma ótima fonte para se hidratar, principalmente no calor. Além disso, é um grande aliado da perda de peso, pois é pouco calórico (cerca de 100 g tem, em média, 30 calorias) e possui altas doses de fibras, que geram saciedade, diminuindo a fome.

Essa deliciosa frutinha tem também muitos nutrientes importantes. Entre os minerais estão o cálcio (bom para fortalecer os ossos), o potássio (que ajuda a desinchar) e o magnésio (levemente laxante). Contém ainda vitaminas. Uma delas é a piridoxina, também conhecida como vitamina B6. Ela participa da produção de alguns neurotransmissores, como a serotonina, responsável pela sensação de prazer.

Quer mais benefícios? Segundo um estudo da Universidade Henri Pincaré, na França, o melão ajuda a aliviar a ansiedade. A conclusão da pesquisa mostrou que o suplemento derivado da enzima superóxido dismutase, contida na fruta, diminuiu os sintomas de nervosismo e fadiga: “Metade das pessoas que ingeriram a substância mostrou sinais de melhora — o que evidencia a ligação entre o estresse psicológico e o oxidativo intracelular”, afirma a pesquisadora Marie-Anne Milesi, em entrevista à revista WOMEN´S HEALTH.

Você pode escolher entre dois tipos de melão: o cantaloupe e o amarelo. Quer saber quais são as principais diferenças entre eles? A revista SAÚDE! explica:

Cantaloupe
- Tem o dobro de fibras que o amarelo.
- Contém mais vitaminas A e C do que o outro tipo.
- Seu sabor é mais doce.
- Oferece mais potássio.
- Aberto, dura apenas 10 dias na geladeira.
- Experimente a receitinha de melão com mel e manjericão

Amarelo
- É mais barato.
- Tem maior durabilidade fechado. Na geladeira, pode durar até um mês.
- É menos calórico.
- Prove a receita de vitamina light de melão.

(Com reportagens das revistas WOMEN´S HEALTH e SAÚDE!)

Leia também:

FRUTAS PARA EMAGRECER

Invista em alimentos naturais, leves e saudáveis

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (4) em "Melão hidrata, refresca, é pouco calórico e combate a ansiedade"

  1. danielly disse:

    estou fazendo a dieta do suco…já perdi 6 kg em 10 dias… estou tomando suco de melao, no almoco apenas arroz e verdura… nossa estou me sentindo Otima…. :-)

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Danielly. Cuidado com essas dietas radicais. O suco de melão e o arroz não contêm todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Você pode até ficar doente. O ideal é seguir uma dieta balanceada, com carboidratos, proteínas, frutas, verduras e legumes. Um beijo, Pat

  3. Jeferson disse:

    quais são os melhores horários para fazer as refeições incluindo café da manhã e da tarde?

  4. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Jeferson. Depende do horário que você costuma acordar. O ideal é fracionar as refeições de três em três horas. Um abraço, Pat