24 fev

Alimentos do bem

Tainha, salmão ou sardinha? Inclua os três peixes na dieta

Por Patrícia Giuffrida postado em 24/02/2012 às 10h30

Comentários (2)

Salmão é rico em ômega 3 e combina com legumes. Crédito: Getty Images.

Peixes e frutos do mar são pobres em calorias e ricos em nutrientes, ou seja, tudo de bom para quem está seguindo uma dieta de emagrecimento. Que tal incluir essas delícias no seu prato? Veja aqui três sugestões saborosas e saudáveis publicadas na revista WOMEN´S HEALTH:

Tainha
Esse peixe, que vive em águas frias, é riquíssimo em ômega 3, substância que combate o mau colesterol e o envelhecimento. “Estudos mostram que o consumo de peixes ricos em ômega 3 contribui com os níveis de triglicérides, o alívio de inflamações e a melhora da pressão sanguínea e o ritmo cardíaco”, afirma a nutricionista Elaine Rocha de Pádua, da DNA Nutri, em São Paulo, em entrevista à revista WOMEN´S HEALTH.

Além desses benefícios, a tainha é pouco calórica. Uma porção de 100 g contém 116 calorias. Tem também uma boa quantidade de proteína, nutriente essencial para a saúde dos músculos.

Seu sabor é delicado e levemente salgado. Combina com salada verde e legumes grelhados ou cozidos no vapor. Que tal experimentar essa receita de tainha na grelha. Esse prato pode vir acompanhado de batatas, cebolas e tomates.

Salmão
Assim como a tainha, o salmão também tem alto teor de ômega 3. Além disso, é a maior fonte disponível na natureza de vitamina D, nutriente essencial para deixar os ossos fortes. Quer mais? Ele contém a niacina, ou vitamina B3, que fornece energia e ajuda o organismo a metabolizar gordura e carboidratos.

O salmão é um pouco mais calórico que a tainha: uma posta média de 100 g contém 165 calorias. Ele combina com molhos cítricos ou de soja.  Experimente grelhado com vinagrete de limão ou molho de laranja e mel. Também fica bom com vegetais ligeiramente ácidos, como espinafre. Outra boa ideia é preparar um prato  de salmão com gengibre. Combina com o calor do verão.

Sardinha
Mais uma peixe com muito ômega 3! Pena que é difícil encontrá-lo fresquinho. Mas não se preocupe, a versão enlatada é igualmente nutritiva. E não descarte a espinha, que faz muito bem para os ossos: 85 g do peixe contêm mais cálcio e vitamina D do que um copo de leite! Quer saber quantas calorias esse peixinho tem? Uma lata em conserva (de 100g) contém 294 calorias, por isso, não abuse na quantidade, ok!

Seu sabor é salgado e marcante, por isso, combina com azeitona, alcaparra e parmesão. Prove o enlatado (prefira as versões conservadas em água ou azeite de oliva) com massas, saladas e pães. Se for fresca, grelhe com limão e azeite.  Experimente também essa receitinha light de sardinha recheada com espinafre.

(Com reportagem de Karen Ansel para a revista WOMEN´S HEALTH)

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Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

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Comentários (2) em "Tainha, salmão ou sardinha? Inclua os três peixes na dieta"

  1. Jonas Negri disse:

    A tainha assada e uma delicia. Essa semana a minha mulher comprou duas tainhas. Vou fazer assadas no forno.

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Jonas! Concordo com você! Tainha é uma delícia. Assada é bem melhor do que frita, né. É muito mais saudável e menos calórica. Um abraço, Pat