04 mar

Aliados da dieta, Alimentos do bem

É melhor consumir verdura crua ou cozida?

Por Patrícia Giuffrida postado em 04/03/2012 às 10h00

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Verduras cruas são ricas em vitamina C. Crédito: Getty Images.

As verduras são grandes aliadas da dieta, pois têm pouquíssimas calorias e são ricas em nutrientes. Mas o que é melhor consumir: crua ou cozida? Depende. Se você tem a digestão difícil, vale a pena apostar na verdura cozida, especialmente à noite, quando o processo digestivo fica mais lento e os alimentos com fibras muito rígidas podem provocar gases, fazendo você se sentir inchada. Mas se esse não for o seu caso, tudo bem, coloque no prato as duas versões: crua e cozida.

“A quantidade de vitamina C nas verduras cruas é infinitamente maior que nas cozidas. Porém, submetidos ao calor, os fitoquímicos das folhas ficam mais biodisponíveis – ou seja, são melhor absorvidos pelo organismo”, explica Daniela Jobst, nutricionista da clínica Nutrijobst, em São Paulo, em entrevista à revista BOA FORMA. Portanto, consuma as duas opções.

Quer experimentar algumas receitinhas do MdeMulher? Se você optar pela versão crua, uma boa sugestão é preparar uma salada, como essa de folhas verdes com molho de maracujá , que é bem refrescante para o verão. Se quiser a versão cozida, uma boa pedida é essa receita de verduras ao creme de queijo. Uma delícia!

(Com reportagem de Eliane Contreras para a revista BOA FORMA)

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Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

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