13 abr

Aliados da dieta, Alimentos do bem

Cinco alimentos que fazem bem para o coração e ajudam a emagrecer

Por Patrícia Giuffrida postado em 13/04/2012 às 10h30

Comentários (4)

Aveia faz bem para o coração e auxilia na perda de peso. Crédito: Getty Images.

Má alimentação, sedentarismo, excesso de bebidas alcoólicas, obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes… Todos esses problemas podem causar doenças cardiovasculares. Haja coração para suportar tudo isso, né.

O que fazer então para manter a boa saúde do coração? “Um boa alternativa é investir em uma alimentação balanceada rica em fibras, antioxidantes, gorduras insaturadas (que são as do bem) e com baixos teores de sódio, aditivos químicos, gorduras trans e saturadas”, afirma Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde.

Que tal você incluir em seu cardápio alimentos que fazem bem ao coração? Melhor ainda se eles também ajudarem a emagrecer! Veja aqui uma listinha especial feita pela especialista Bruna:

1. Aveia. É um cereal integral, fonte de betaglucana, uma fibra que retarda a absorção de carboidratos e gorduras no organismo. Você pode encontrá-la em flocos, farelo e farinha.

2. Chás verde. Ele contém antioxidantes, que auxiliam no combate aos radicais livres – substâncias que destroem as células do corpo e causam o envelhecimento precoce. Esse chazinho também acelera o metabolismo, queimando mais calorias, por isso, contribui para o emagrecimento.

3. Óleo de coco extravirgem. Também possui antioxidantes, como o ácido láurico, o ácido caprílico e o triglicerídeos de cadeia média (TCM). Este último contribui para a perda de peso e para a redução da gordura abdominal. Além disso, gera saciedade e, por isso, diminui a fome. Dessa forma, contribui para a perda de peso.

4. Alho. É fonte de alicina, uma substância vasodilatadora que previne doenças cardiovasculares. Além disso, é pouco calórico: 50g têm somente 70 calorias.

5. Sal light. Possui teor reduzido de sódio, por isso, evita a retenção de líquido, o inchaço e o aumento de peso.

Atenção! Se você já tem doenças cardiovasculares, consulte seu médico e nutricionista periodicamente e siga as suas recomendações. Lembre-se de que o controle do peso já representa um grande passo para evitar os fatores de risco que prejudicam o funcionamento do coração.

Praticar atividades físicas com regularidade também é muito importante. Em breve, será publicado um post especial aqui só com dicas de exercícios para quem é cardíaco e está acima do peso. Aguarde!

Leia também:

AMENDOIM COMBATE DOENÇAS CARDIOVASCULARES


Descubra os segredos por trás desse petisco tão popular

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (4) em "Cinco alimentos que fazem bem para o coração e ajudam a emagrecer"

  1. Michele disse:

    De fato, esses alimentos salvam a dieta e auxiliam na perda de peso. Consumo com frequência o chá verde e a semente de chia. A semente me dá sensação de saciedade e o chá verde ajuda a diminuir as medidas da barriga.

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Michele! Esses dois alimentos ajudam muito na perda de peso. Mas sempre vale lembrar que é importante seguir uma dieta balanceada e nutritiva para ter um emagrecimento saudável. Um beijo, Pat

  3. Geraldo Aparecido Nogueira disse:

    Achei fantastica a informação a respeito. pois sou cardiaco ; 2 mamarias e 2 safenas nunca gostei de alho, mas atualmente uso com mais frequencia . gostei das dicas e vou seguir a sua dieta ok. valeu

  4. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Geraldo. Esses alimentos são realmente muito especiais. Aqui vai mais uma sugestão: procure um nutricionista clínico para elaborar um cardápio específico para cardíacos. Continue se cuidando! Um abraço, Pat