21 abr

Alimentos do bem

Escolha certa: quatro tipos de pães para montar sanduíches light

Por Patrícia Giuffrida postado em 21/04/2012 às 10h00

Comentários (2)

Sanduíche no pão ciabatta com recheio light. Crédito: Getty Images.

Bateu aquela preguiça no feriado? O jeito é apelar para a simplicidade: preparar lanches saudáveis, gostosos e levinhos. Os sanduíches são fáceis de montar, versáteis e caem bem em qualquer refeição do dia. Além disso, há inúmeras possibilidades de combinações: das mais triviais às mais sofisticadas.

São tantas opções que a gente até se perde na hora de escolher os ingredientes. Você sabe, por exemplo, optar pelo pão mais adequado de acordo com o recheio? Não? Então aprenda aqui com as dicas de José Luís Candenas Merino, consultor gastronômico e professor da Escola de Confeitaria Santiago Peres, na Espanha, publicadas na revista BONS FLUIDOS:

1. Ciabatta clássico. Tem casca crocante e miolo aerado. Sua consistência resiste bem a recheios com alto nível de umidade. Harmoniza bem com frios (como peito de peru), queijos magros, cremes e patês light. Quer uma sugestão? Experimente o recheio de tofu com shitake.

2. Preto. É rico em fibras, por isso, aumenta a saciedade e diminui a fome. Possui menos glúten do que outros pães. Tem o miolo firme e seu sabor é fabuloso, quando consumido com frios (escolha os menos gordurosos). Por ser mais seco, aceita bem recheios com verduras e  legumes (prove o de pepino),  além de temperos líquidos, como aceto balsâmico, azeite e outros que hidratam e deixam o pão mais macio.

3. Sírio. Ele é fininho, por isso pesa pouco no estômago. Em compensação, como não retém umidade, endurece com facilidade. Versátil, pode ser consumido com diversos tipos de recheio. Que tal um beirute light? O recheio com iogurte e peito de peru defumado fica uma delícia!

4. Bagel. Tem como característica o formato de anel. Possui casca sólida e crocante. Seu miolo denso combina com recheios frios ou quentes, tais como defumados, peixes, saladas, queijos cremosos magros e molhos frios. Alguém conhece uma receitinha de sanduíche com esse tipo de pão? Escreva aqui nos comentários.

(Com reportagem de Patrícia Bernal para a revista BONS FLUIDOS)

Leia também:

DIETA DO SANDUÍCHE

Perca até ½ quilo por dia

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (2) em "Escolha certa: quatro tipos de pães para montar sanduíches light"

  1. franck wanderson disse:

    Bem, estamos entrando em uma nova era, uma era de sanduiches saudaveis fáceis e saborosos. Bem, a minha pergunta é posso fazer algum outro tipo de lanche k seja saboroso mas tambem c poucas calorias. Por favor, mande alguma ideia para fazer outra novidada c pães pain d´autrefois,la baguete francesa; pain portemanteau.

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Franck. Dê uma olhadinha na página com as receitas de sanduíches do canal de Culinária do MdeMulher. Um abraço, Pat