18 jun

Aliados da dieta

Gergelim ajuda a reduzir a barriga

Por Patrícia Giuffrida postado em 18/06/2012 às 10h30

Comentários (6)

Crédito: Getty Images.

Pasta de gergelim ajuda a emagrecer? Sim! Principalmente se você consumi-la no café da manhã. “Basta uma colher de sobremesa da pasta feita com essa semente em uma fatia de pão integral”, sugere a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE! Na  culinária árabe, essa delícia é conhecida com tahine.

Mas por que o gergelim auxilia na perda de peso? É que ele tem dois nutrientes poderosos que combatem a gordura corporal: o cálcio e o ômega-3.

Muitos estudos têm demonstrado que o cálcio não apenas interfere no desenvolvimento dos adipócitos (as células de gordura), mas também breca a absorção da gordura. Ou seja, se faltar  o mineral no corpo, sobrarão barriga e pneuzinhos.

E o ômega-3? Esse ácido graxo ajuda a reduzir processos inflamatórios. O que isso tem a ver com diminuição das gordurinhas? É simples: quando um micro-organismo entra no corpo, há o acúmulo de gordura como um mecanismo de defesa. Claro, ele precisa estocar energia para conseguir dar cabo do visitante indesejado. No entanto, se o organismo está bem abastecido de ômega-3, o risco de uma inflamação é bem pequeno. Consequentemente, não será necessário armazenar gordura.

Que tal incluir o gergelim no seu cardápio? Experimente essas três receitas deliciosas do MdeMulher: salada de pepino e rabanete, espetinho de frango e torta de atum.

(Com reportagem de Thais Cavalheiro para a revista SAÚDE!)

Leia também:

 GRÃO QUE AJUDAM A EMAGRECER

Conheça amaranto, chia, linhaça e painço

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (6) em "Gergelim ajuda a reduzir a barriga"

  1. cristina disse:

    minha sobrinha me passou este site …. é muito interessante , estou adorando tem de td um pouco. eu preciso emagrecer urgente, estou com 44 anos e peso 97 kg. estou com minha autoestima muito baixa e pra ajudar, trato de depressão desde 2004. meu sonho é emagrecer …mas tenho muito desânimo, tá dificil memorizar as coisas na minha mente … tem alguma coisa q eu possa fazer p memorizar coisas na mente … estou tirando carta, já reprovei 2 vezes na prova da detran, me ajudem, por favor, aguardo resposta.

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Cristina! Que bom que você está fazendo tratamento para a depressão. Continue firme e forte. Quanto ao problema de memorização… Se você tiver essa dificuldade com frequência, sugiro que procure um médico. Alguns alimentos também podem ajudar a turbinar a memória. Veja nesta reportagem da revista ANAMARIA. Um beijo, Pat

  3. iceni marra de castro disse:

    muito bom, adorei esta pesquisa…gostaria de me manter atualizada no site, com novas dicas de saúde.

  4. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Iceni! Continue acompanhando as novidades sobre emagrecimento saudável aqui no blog. Todo dia tem um post novinho publicado. Você também pode receber a newsletter do MdeMulher. Clique no botão “Cadastre-se” na lateral direita superior da telinha. Um beijo, Pat

  5. Anasor Ferreira disse:

    Sou produtor de gergelim e não sabia que o produto tem este potencial.@

  6. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Anasor. Realmente o gergelim é uma sementinha muito especial. Um abraço, Pat