25 jun

Aliados da dieta

Quatro sementes que afinam a silhueta: chia, amaranto, quinoa e girassol

Por Patrícia Giuffrida postado em 25/06/2012 às 10h30

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Sementes de girassol saciam a fome. Crédito: Getty Images.

Sementes que ajudam a emagrecer? Sim! Elas têm o poder de aplacar a fome e podem diminuir o estoque de gordurinhas no corpo. “ São excelentes  para estimular o bom funcionamento do intestino – aspecto importante na batalha contra os quilinhos extras”, explica Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, em São Paulo, em entrevista à BOA FORMA. Veja aqui quatro desses grãos poderosos. Experimente!

1. Chia
Essa é a semente da moda! Ela tem uma quantidade surpreendente de fibras, por isso, é uma ótima alternativa para saciar a fome. Também tem antioxidantes e ômega-3, que nutrem, combatem os radicais livres e tem ação anti-inflamatória. Quer mais benefícios? Ela ajuda a diminuir a gordura corporal. Você pode consumi-la crua, inteira ou triturada salpicada no iogurte, na fruta, na salada ou na sopa. Também pode incluí-la em receitinhas de sobremesa, como musse e chia. Dose diária: 1 a 2 colheres de sopa (80 calorias cada uma).

2. Girassol
Esse grãozinho possui os ácidos graxos oleico e palmítico, que, por serem considerados gorduras do bem, saciam sem prejudicar a saúde. Também contém ácido linoleico e vitamina E, que deixam a pele, os cabelos e as unhas bonitos. Você pode usá-lo cru, sem casca e sem sal. Combina com iogurte, arroz integral, refogados e até sopas. Que tal experimentar na salada de batata-doce com abacaxi ? Dose diária: 1 colher de sopa (85 calorias).

3. Amaranto
Tem alto teor de proteínas, por isso contribui para a redução do colesterol. Além disso, ajuda a regular a absorção de açúcar, saciando e deixando você sem fome por mais tempo. Isso é mérito das fibras, que reduzem a velocidade de digestão. Consuma o grão cozido em saladas ou no tabule. Em flocos, pode ser polvilhado na fruta, no iogurte e até em suco vitaminado. Também tem a farinha usada em pão, bolos e biscoitos. Dose diária: 1 a 2 colheres de sopa (75 calorias cada uma).

4. Quinoa
Assim como o amaranto, a quinoa é rica em proteína, nutriente importante para a saúde dos músculos. Também tem carboidrato de baixo índice glicêmico. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio das gordurinhas. Você pode incluir esse grãozinho em saladas e bolos. Cozido sozinho, pode ser um bom substituto do arroz. Quer experimentar em uma receitinha diferente? Prove esse spaghetine com verduras da horta. Dose diária: 2 a 3 colheres por dia (75 calorias cada uma).

(Com reportagem de Rita Trevisan e Louise Vernier para a revista BOA FORMA)

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Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

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Comentários (4) em "Quatro sementes que afinam a silhueta: chia, amaranto, quinoa e girassol"

  1. [...] M de Mulher | Patrícia Giuffrida | Rita Trevisan e Louise Vernier para a revista BOA [...]

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Olá! Obrigada por divulgar o MdeMulher no site do EFBR – Educação Física Brasil. Abraços, Pat

  3. Ninon disse:

    Olá … Gostaria de saber se posso fazer um Shake com essas 4 sementes antes de ir treinar ?!

  4. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Ninon. Você pode fazer um shake com essas sementinhas. Mas nem sempre é indicado antes do treino, pois elas contêm muitas fibras. O ideal é consumir carboidratos antes da malhação. Um abraço, Pat