15 jul

Alimentos do bem

Abobrinha é pouco calórica, hidrata e ajuda a emagrecer

Por Patrícia Giuffrida postado em 15/07/2012 às 10h00

Comentários (6)

Crédito: Getty Images.

Você sabia que os legumes ricos em água ajudam a matar a fome? “Alimentos assim têm baixa densidade energética, ou seja, aumentam o volume da dieta sem acrescentar calorias”, esclarece Beatriz Botéquio, nutricionista da Equilibrium Consultoria, em São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE!.

Um bom exemplo é a abobrinha! Cerca de 96% desse alimento é somente água! Por isso, é uma opção excelente para hidratar o corpo. E é pouquíssimo calórica: 100 gramas (quatro colheres de sopa) tem apenas 33 calorias. Portanto, se você está de dieta, invista nessa deliciosa hortaliça!

Quer mais benefícios? A abobrinha é rica em sais minerais. Ela tem uma boa quantidade de magnésio, nutriente que atua nos ossos, em conjunto com o cálcio, prevenindo a osteoporose. Tem também potássio, que garante a elasticidade da parede das artérias, mantendo a pressão equilibrada.

Para completar, o vegetal tem muito ácido fólico, que ajuda a evitar problemas cardiovasculares. Também evita malformações fetais. Por isso, a ingestão de fontes dessa vitamina é importante três meses antes de a mulher engravidar e na primeira fase da gestação.

Que tal incluir esse legumes nutritivos e leve no seu cardápio diário? Prove essas duas receitinhas deliciosas do MdeMulher: abobrinha recheada com carne de soja  e risoto com abobrinha e ricota.

(Com reportagens de Theo Ruprecht e Paula Desgualdo para a revista SAÚDE!)

Leia também:

 VEGETAIS VERDES

Saiba quais os benefícios desses alimentos para a saúde

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (6) em "Abobrinha é pouco calórica, hidrata e ajuda a emagrecer"

  1. amiga disse:

    Que a abobrinha ajuda a perder peso, eu assino embaixo. No começo do ano de 2012, eu passei por uma bateria de exames e em um desses tive que fazer dieta, optei pela abobrinha verde, em duas semanas emagreci 2 quilos. Lógico que tive que cortar refrigerante, carne gorda, mas foi um resultado satisfatório.

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Oselia! Realmente a abobrinha dá uma ajuda e tanto para quem quer emagrecer. E é isso mesmo: além de inclui-la no cardápio, é importante seguir uma dieta balanceada e saudável. Continue assim! Um beijo, Pat

  3. Margarete disse:

    Olá Patrícia. É esta a abobrinha que a atriz Elizabeth Taylor comia quando estava acima de seu peso? Qual seria a quantidade que posso comer desta abobrinha e quantas vezes na semana para obter resultados de emagrecimento?? Margarete

  4. Patrícia Giuffrida disse:

    Esta abobrinha é aquela comum, vendida em feiras e supermercados. Como ela é pouco calórica, você pode consumi-la à vontade. Mas vale lembrar que, para emagrecer de forma saudável, é importante seguir uma dieta balanceada e nutritiva, além de praticar exercícios com regularidade. Um beijo, Pat

  5. deborah matos viana disse:

    minha dieta: abobrinha, quiabo, cenoura, jiló, berinjela, como isso tá certo.

  6. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Deborah. Todos esses legumes que você citou são magrinhos, ricos em nutrientes e ajudam na perda de peso. Um beijo, Pat