08 jul

Armadilhas dos regimes

Entenda as diferenças entre os sais marinho, grosso e light

Por Patrícia Giuffrida postado em 08/07/2012 às 10h30

Comentários (5)

Crédito: Getty Images.

Sal marinho, sal grosso, sal light… Qual são as principais diferenças entre eles? Será que pode usar qualquer um desses na dieta?  Qual é o mais adequado para quem quer perder peso? Tire essas dúvidas aqui:

Sal marinho
Esta é a opção mais saudável para cozinhar, de acordo com a nutricionista Gabriela Maia, em entrevista à revista BONS FLUIDOS. Explica-se: o produto não passa pelo processo de refinamento, garantindo em sua composição nutrientes como flúor, enxofre, cálcio, magnésio e iodo natural. E não contém aditivos, como o sal refinado – considerado o menos saudável – que, além de perder todos os nutrientes originais, recebe antiumectantes pra mantê-lo branquinho e solto.

Sal grosso
É um produto não refinado apresentando na forma que sai da salina, sem passar pelo processo de moagem. É tão saudável quanto o marinho, mas como tem grãos muito grandes, não é adequado para o uso diário. Na culinária é muito usado em churrascos, carnes assadas  e peixes.

Sal light
O produto tem 50% de cloreto de sódio substituído por cloreto de potássio. É indicado para quem precisa diminuir a ingestão de sódio, como os hipertensos ou portadores de insuficiência cardíaca. Também é válido para reduzir a retenção de líquido e o inchaço (bom para quem quer perder peso). Mas atenção: ele deve ser evitado por pessoas com problemas renais, que devem ter a ingestão de potássio regulada.

(Com reportagem de Maria Carolina Bairo para a revista BONS FLUIDOS)

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Patrícia Giuffrida

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Comentários (5) em "Entenda as diferenças entre os sais marinho, grosso e light"

  1. luiz disse:

    ONDE COMPRO O SAL MARINHO???????????? POR FAVOR, ME RESPONDAM! É UMA PERGUNTA Q NÃO QUER CALAR!!! GRATO

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Luiz. Você pode encontrar o sal marinho em lojas especializadas em produtos naturais e em alguns supermercados. Um abraço, Pat

  3. Marcos Roberto disse:

    Ola, me atrevo a dizer que o sal grosso substitui o light, basta fazer a moagem para obter um sal mais saudável que o próprio light. OBS.: Utilizamos o Sal light, pois, nossos filhos – 14 e os gêmeos de 8 anos têm pressão alta e ministrada desde os 3 anos, bem diferentes de nós (41 anos): eu tenho a pressão estável e minha esposa até abaixo – quase de criança. – Interessante não? Um abraço, Marcos RS

  4. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Marcos. A composição química do sal grosso é a mesma do sal comum. Cerca de 1g de sal grosso contém 400mg de sódio. Já o sal light possui menos sódio (geralmente recomendado para quem tem pressão alta). De qualquer forma, quem é hipertenso deve sempre ter acompanhamento médico e nutricional. E pelo jeito, você e sua esposa cuidam muito bem de seus filhos, né! Um abraço, Pat