02 jul

Alimentos do bem

Inclua quatro frutas especiais na sua dieta: kino, abiu, cherimoia e granadilho

Por Patrícia Giuffrida postado em 02/07/2012 às 10h30

Comentários (4)

O Kino é bem magrinho: apenas 25 calorias em 100 gramas. Crédito: Getty Images.

Que tal incluir frutas exóticas na sua dieta? Aqui no blog já apresentei três delas: physalis, pitaya e sapoti. Agora é a vez de você conhecer outras quatro delícias: cherimoia, granadilho, abiu e  kino (também conhecido como kiwano). Veja só as informações sobre essas preciosidades publicadas na revista CLAUDIA.

Cherimoia. É parecida com a fruta-do-conde. Tem a polpa cremosa e doce (que dá para comer de colherinha) e sementes escuras, que não devem ser ingeridas. O sabor é uma mistura de banana, abacaxi, mamão, pêssego e morango. Lembra o gostinho do tutti frutti clássico. É rica em vitamina A e tem muitas fibras, que ajudam a aplacar a fome. É muito calórica? Não. Tem só 73 calorias em 100 gramas. É originária dos Andes.

Kino ou kiwano. Essa frutinha vem lá da África. Por fora, tem aspecto espinhoso. Por dentro, a textura lembra o maracujá tradicional. Seu gosto é agridoce. É rica em vitamina C, importante para o sistema imunológico. Assim como a cherimoia, contém também uma boa quantidade de fibras, por isso, ajuda a emagrecer.  Há até estudos que indicam o uso dela para a redução de apetite. E é bem levinha: apenas 25 calorias em 100 gramas.

Granadilho. Fruta típica da América do Sul, contém muitos nutrientes do bem, como a vitamina A e fitoquímicos que agem na redução do colesterol. Também tem fibras solúveis, importantes para o controle do diabetes. Embora tenha pouca polpa, suas sementinhas são comestíveis. E o melhor: é pouco calórica: só 46 calorias em 100 gramas. Bom para quem quer perder peso.

Abiu. Dessa listinha, é a única tipicamente brasileira, lá da região amazônica. Mas não é facil encontrá-la. “Como o país é grande, a logística é complicada, principalmente para os frutos, que são perecíveis. Muitos deles, aliás, têm uma coleta pequena e, portanto, é praticamente impossível tê-los em todo o território nacional”, diz o sociólogo Carlos Alberto Dória, autor do livro “A Formação da Culinária Brasileira”, em entrevista à revista VIDA SIMPLES. Essa frutinha tem a polpa bem carnuda, sabor doce e azedo. É rica em vitamina A, cálcio e fósforo e tem 95 calorias em 100 gramas.

Já escolheu qual provar? Experimente as quatro! Depois conte pra gente o que achou.

(Com reportagens das revistas CLAUDIA e VIDA SIMPLES)

Leia também:

FRUTAS RARAS DO BRASIL

Já ouviu falar de saputá, mangaba ou cagaita?

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (4) em "Inclua quatro frutas especiais na sua dieta: kino, abiu, cherimoia e granadilho"

  1. LELINGTON LOBO FRANCO disse:

    Muito bom,valeu!

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Lelington! Você já experimentou essas frutas exóticas? Depois conte pra gente o que achou dessas delícias. Um abraço, Pat

  3. Natália Lopes disse:

    Eu AMO abiu!!!!!!!!! Tinha na casa do meu vizinho.. mas o novo morador cortou a árvore… deu muita pena!

  4. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Natália. Abiu é tudo de bom! É uma pena mesmo o corte da árvore. Agora o jeito é procurar a fruta em outros lugares, né. Mas não deixe de consumi-la. Um beijo, Pat