29 ago

Dicas e truques para emagrecer

Desvende três mitos sobre aumento de peso na menopausa

Por Patrícia Giuffrida postado em 29/08/2012 às 10h30

Comentários (0)

Crédito: Getty Images.

Muitas mulheres ganham peso quando chega a menopausa. Esse é o seu caso? Por que será que isso acontece?  Existem vários mitos sobre esse assunto. Aqui três deles são desvendados pelos Vigilantes do Peso.

1. A perda de estrogênio associada à menopausa provoca ganho de peso.
MITO. Várias pesquisas já mostraram que a redução do hormônio estrogênio não está relacionada ao ganho de peso. Por outro lado, engordar é uma parte natural do envelhecimento — a média de peso ganho durante a meia idade é de 5 a 8 kg. Uma das explicações é a diminuição do metabolismo associada à idade e à redução da prática de atividades físicas nesse período da vida.

2. É possível manter o peso saudável durante a meia idade comendo os mesmos alimentos e se exercitando com a mesma frequência quando se era jovem.
MITO. Ao longo do tempo, o metabolismo desacelera e, por isso, perde-se tônus muscular. Músculos queimam mais calorias do que a gordura. Para manter a meta de peso saudável após a menopausa, é recomendado incrementar as atividades físicas, especialmente os exercícios com peso, para aumentar a massa muscular. Caso contrário, você provavelmente vai engordar.

3. Após a menopausa, as mulheres tendem a acumular mais gordura no abdômen do que nos quadris e coxas.
VERDADE. Durante a idade fértil, muitas mulheres têm o corpo em forma de pera. Após a menopausa, a gordura corporal tende a redistribuir-se na região central do tronco, dando ao corpo o formato de maçã. Não se sabe exatamente por que isso acontece, mas é possível que a perda de tônus muscular na região abdominal ajude. Para evitar isso, fortaleça o abdômen alternando exercícios aeróbicos (para queimar gordura) com séries de abdominais (para fortalecer a musculatura local).

Atenção! Se você já está entrando na menopausa, a recomendação é procurar seu médico para orientá-la e buscar o melhor tratamento possível.

Leia também:

 REPOSIÇÃO HORMONAL

Mitos e verdades sobre esse assunto

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com