17 jan

Dietas saudáveis

O que é a dieta detox?

Por Patrícia Giuffrida postado em 17/01/2013 às 9h00

Comentários (7)

Aposte nos vegetais orgânicos. Crédito: Getty Images.

No começo do ano, todo mundo só fala na tal da dieta detox. Mas afinal o que é? Como funciona? Ela realmente elimina as toxinas e ajuda a emagrecer? A nutricionista Rita de Cássia Novaes, da Consultoria Alimentar, em São Paulo, ajuda a responder essas questões aqui.

“A dieta detox tem o objetivo de eliminar toxinas do organismo por meio da urina e das fezes”, afirma a especialista. A ideia é seguir um cardápio adequado e uma suplementação alimentar.

Mas por onde começar? “O primeiro passo é  corrigir a a hiperpermeabilidade intestinal”, explica a nutricionista. Para isso, inclua na alimentação sementes de abóbora (a torrada é ótima como aperitivo), melão e melancia (que podem ser misturadas em sucos). Elas são boas fontes de cálcio e magnésio, que têm ação vermífuga.

Alguns nutricionistas receitam a glutamina, um aminoácido que ajuda a recuperar a integridade da mucosa do intestino. Também inclua na dieta os probióticos (como o iogurte), que devolvem ao intestino as bactérias benéficas. Mais uma dica: use temperos como orégano e alecrim, que são antifúngicos e antiparasitários. E você não pode deixar de incluir os alimentos ricos em fibras, que ajudam a regular o funcionamento intestinal.

E depois, qual é a próxima etapa? É reduzir os xenobióticos, substâncias estranhas capazes de produzir  efeitos nocivos ao organismo. Ou seja, é hora de proteger o fígado. Como fazer isso? Rita de Cássia dá algumas sugestões:

• Reduza o consumo de alimentos de origem animal.
• Opte pelo ovo, que tem menos toxinas que as carnes.
• Prefira alimentos orgânicos, cultivados sem agrotóxicos, pesticidas ou adubos químicos.
• Evite alimentos embalados em plásticos, principalmente manteigas e óleos.
• Cozinhe em  panelas de inox.
• Consuma alimentos naturais, livres de corantes e conservantes químicos.
• Não exagere no consumo de álcool.
• Não se automedique. É perigoso.
• Suar é uma importante via de detox e não deve ser inibida.
Hidrate-se, principalmente com água.

Vale lembrar que a dieta detox deve ser realizada com o acompanhamento de um nutricionista. Além de eliminar as toxinas do organismo, a dieta detox também poderá ajudar na perda de peso. Seu corpo estará mais magro e saudável.

Leia também:

SUCOS PODEROSOS

Aprenda receitas que dão energia e desintoxicam

 

Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (7) em "O que é a dieta detox?"

  1. Joelma SAntos disse:

    Tenho 1m50, peso 73 kg, preciso de ajuda.

  2. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Joelma. O seu IMC (Índice de Massa Corporal – cálculo feito de acordo com seu peso e altura) é de 32,4. Este número mostra que você está no primeiro nível de obesidade. O ideal é ter até 25. Por isso, sugiro que você procure especialistas (médico endocrinologista e/ou nutricionista) para a prescrição de um tratamento. Seria bom também praticar alguma atividade física com frequência. Não desista de emagrecer, ok! Um beijo, Pat

  3. Marco Juliano disse:

    Poderia ir mais a fundo com quem te pediu ajuda. Indicar um profissional e fazer o acompanhamento, quem sabe até mesmo dessa dieta da reportagem. Viraria uma bela matéria, semana a semana. Só uma opinião.

  4. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Marco. Obrigada pela sugestão de pauta. Está anotada! Um abraço, Pat

  5. rosenilda disse:

    gostaria de saber mas sobre a dieta detox

  6. Patrícia Giuffrida disse:

    Oi, Rosenilda. Olha só esta reportagem da revista ESTILO com 10 dicas para um detox perfeito. Se você quiser se aprofundar no assunto, vale a pena consultar um nutricionista. Ele poderá estudar um cardápio desintoxicante e personalizado para você. Um beijo, Pat