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Fitness e ginástica

Qual é a postura correta para caminhar?

Por Patrícia Giuffrida postado em 25/08/2013 às 10h00

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Você já observou sua postura ao caminhar? Crédito: Getty Images.

Você já observou sua postura ao caminhar? Crédito: Getty Images.

A caminhada é uma ótima atividade para queimar calorias e emagrecer. Mas antes de começar a dar os primeiros passos, é importante fazer pequenos ajustes na forma como você anda. Isso pode potencializar os efeitos do exercício e, de quebra, minimizar a probabilidade de contusões.

Como fazer isso? Veja aqui as dicas de Marcos Paulo Reis, preparador físico da MPR Assessoria Esportiva e Márcio Atalla, preparador físico de São Paulo, publicadas na revista SAÚDE.

1. Cabeça. Como na corrida, olhe sempre para o horizonte. Isso evita dores no pescoço e nos ombros.

2. Braços. Deixe-os semiflexionados. O método também vale para a corrida.

3. Abdômen. Procure mantê-lo contraído, porém não travado.

4. Passada. A caminhada esportiva, que traz benefícios extras, é mais veloz do que a adotada ao visitarmos o shopping, por exemplo. Mas não eleve a velocidade aumentando o tamanho da passada, e sim acelerando o ritmo de cada passo dado. Caso contrário, surge o risco de dolorosas lesões.

(Com reportagem de Theo Ruprecht para a revista SAÚDE)

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Patrícia Giuffrida

Patrícia Giuffrida

A jornalista está sempre atrás de novidades sobre emagrecimento saudável. Aqui você encontrará dicas e truques para perder peso e muito mais.

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