19 set

Educar para Crescer

Teste: Você educa seu filho para lidar com as emoções?

Por Luciana Fleury postado em 19/09/2011 às 19h15

Comentários (0)

Foto: Thinkstock Photos

Como seu filho reage quando é contrariado? Ele fica chateado, mas lida bem com a situação ou tem uma reação exagerada, gritando, chorando ou, no outro extremo, ficando completamente amuado?

É preciso estar atenta a este comportamento. Será que você está realmente educando seu filho para as emoções inerentes à vida e à convivência em sociedade como decepções, perdas e erros?

A pergunta é importante porque muitos especialistas estão percebendo o resultado de crianças que foram tão cuidadas por seus pais que não vivenciaram desafios e, por isso, não sabem como se relacionar em grupo e vivem insatisfeitas e infelizes.

Para descobrir como está o nível da educação emocional de seu filho, responda ao teste Você educa seu filho para as emoções? preparado pelo Educar para Crescer.

Se o resultado não for dos melhores, nada de pânico. Algumas mudanças simples, porém essenciais no dia a dia podem reverter este quadro. Como, por exemplo, dar mais espaço para o brincar e para a fantasia, para que a criança experimente situações e desenvolva maior segurança no momento de vivenciá-las na vida real.

Veja outras atitudes positivas e aprenda a educar para as emoções. Pode ser duro para seu filho ouvir mais “não” do que ele está acostumado, mas será um benefício enorme ele aprender que a vida nem sempre diz “sim” para tudo.

Luciana Fleury

Colaboradora do movimento Educar para Crescer, tem um sonho: educação de qualidade para sua filha e para os 26 milhões de estudantes do Brasil.

Mande sua dúvida!

Nome

E-mail (não será divulgado)

Escreva abaixo sua dúvida

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com