02 mar

Curti! / Não Curti!, Novelas

Curti!: Lindo capítulo final de A Vida da Gente

Por Jorge Brasil postado em 02/03/2012 às 20h47

Comentários (82)

CURTI!

Jamais vou esquecer esses personagens incríveis


A Vida da Gente acabou. E levou junto um pedaço do meu coração. Que novela linda, meu Deus. Do início ao fim. As cenas finais foram recheadas de poesia, lirismo, emoção, mas sempre com o pé no chão. Esse, aliás, foi a principal matéria-prima da autora, Lícia Manzo e de sua equipe de colaboradores: tratar as emoções sem exageros ou ações sem sentido. Os finais dos personagens foram coerentes. Ana (Fernanda Vasconcellos) tinha mesmo que ficar com  Lúcio (Thiago Lacerda) e Manu (Marjorie Estiano), com Rodrigo (Rafael Cardoso). A reconciliação dos dois casais foi linda e sem firulas. Não era necessário dizer nada. Tudo já havia sido falado, discutido, debatido. Ana &  Lúcio e Manu & Rodrigo deixaram apenas a emoção fluir. Também achei coerente que Marcos (Ângelo Antônio) continuasse tentando se escorar em outra mulher, no caso Lígia (participação especial de Rosana Garcia), e também Cristiane (Regiane Alves) atacando coroas ricos na academia de ginástica. Como cantou Lulu Santos em Como Uma Onda: “A vida vem em ondas. Como um mar. Num indo e vindo infinito!” Definitivamente A Vida da Gente vai deixar saudade. Deixo uma frase dita por Iná (Nicette Bruno) que achei muito bonita e quero compartilhar com você. E também uma galeria de fotos com alguns dos melhores momentos da novela. Confira:

“O importante é saber o que tem dentro dessa palavra tão forte, que é mãe: a autoridade ou o amor verdadeiro?
Iná (Nicette Bruno) para as netas, Manu (Marjorie Estiano) e Ana (Fernanda Vasconcellos)
Sexta – 02/03/2012

Jorge Brasil

O redator-chefe da Contigo! é niteroiense, torcedor da Viradouro e do Fluminense, tem 6 cães e é um eterno apaixonado por novelas e filmes.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (82) em "Curti!: Lindo capítulo final de A Vida da Gente"

  1. Kaio Lopes disse:

    Fiquei extramemente decepcionado com a audiência de A Vida da Gente, no mínimo a novela merecia 30. Capítulo final perfeito, emocionante, lindo de morrer, atuações magnifícas e histórias de nos fazer chorar e refletir, um novelão. A melhor da GLOBO desde Páginas da Vida.

    #TempoTempoTempoTempo !

  2. Lorena Marini disse:

    Foi realmente lindo , emocionante , vai deixar saudades , espero q ela seja reprisada no “vale a pena ver de novo” daqui a algum tempo!!!! Tempo , tempo ,tempo……….

  3. Tayenne disse:

    Lindo,lindo e lindo…foi o final de novela que mais me emocionou que texto lindo,Licia Manzo tem um dom,me deixou encantada e quanto ao desfecho dos casais realmente não tinha como ser diferente Ana e Lucio e Manu e Rodrigo,LINDOOO!!

  4. ingrid disse:

    Eu como minha familia e meus colegas ñ gostarao do final da novela a vida da genti …

  5. clara disse:

    odiei o final da novela, ana e rodrigo deveriam ter terminado juntos.

    • Joana disse:

      Nao gostei do final da novela ,pra mim a Ana tinha que abar com Rodrigo

  6. Marcos Paulo Freitas disse:

    Que novela inesquecivel!!!! E que dobradinha inesquecivel também.. Cordel Encantado e A Vida da Gente! Está aí pra quem diz que desaprendemos a fazer novelas… NÃO!!! A Vida da Gente, foi poesia do inicio ao fim. Final mais lindo e belo do que foi, não existe. Perfeito!

    • Dan disse:

      Foi linda msmo essa novela e olha q estrear depois da magnifica Cordel Encantado, num era coisa fácil ñ, e pelo q tenho visto nas cahamadas Amor Eterno Amor tbm promete, esperar pra ver!

  7. Mesquita disse:

    Não acompanhei direito a novela como já disse isso aqui outras vezes, só vi umas cenas no video show e li algumas coisas na net.
    Mas já tinha percebido que a novela era ótima, quem sabe eu assista numa reprise.

    Não esperava que a Marjorie terminasse com o Rodrigo, torcia por eles juntos, mas achei que não rolaria.
    Tomara que Licia Manzo continue escrevendo novelas assim, delicadas e emocionantes!

  8. Jurandir Dalcin disse:

    Vai deixar MUITAS saudades ):

  9. Adriana disse:

    Amei, lindo final de novela! Tem tempo que não vejo um fim de novela mais lindo. Parabenss!

  10. Dih disse:

    Chorei horrores com final de A Vida da Gente, que já entrou para a minha lista das novelas que eu mais gostei, aliás, entrou em primeiro lugar, passou a frente de Por Amor e A Favorita.
    Que novela linda, que história emociante, eu, ao contrário de você, senti falta de um diálogo entre o Rodrigo e a Manu, mas mesmo sem isso, teve um final lindo demais.
    Saudades…
    PS: também fiquei absmada com o ibope, é inacraditável como uma novela tão debatida na internet e nas ruas, não tenha grande números de audiência, mas tem tantas formas de assistir hoje, internet, celular…

    • Vinícius F S disse:

      Ih, esse IBOPE é pra fazer qualquer um desistir de tentar entender !!!
      Apesar de não ter acompanhado a novela, a alta popularidade de “A Vida da Gente” é NÍTIDA, faria muito mais sentido 30 pontos !!!
      Eu recomendo a todos que ignorem os valores numéricos, só reparem se cairam ou subiram pontos !!!

  11. Clarice disse:

    Já estou com saudade!!

  12. cristiane disse:

    Parabens Fernanda vc foi dez nessa novela….graças a Deus que ana ficou com o Lucio lindo casal….ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

  13. CEIÇA SA disse:

    DEFINITIVAMENTE TA APROVADO QUE OS AUTORES DE NOVELA DA GLOBO NAO SABEM FAZER NENHUM FINAL QUE PRESTE…… ELES SE PERDEM TOTALMENTE E SE PECAM FEIO…..

    • Tiane disse:

      Por quê? Só porque a novela não teve o final que você queria? Rs rs…

  14. Tabata disse:

    Eu adorei o final da novela, mas confesso q senti falta de um mínimo diálogo q fosse entre a Manu & Rodrigo e Lúcio & Ana, e tb tiveram outros desfechos q passaram rápido demais, mesmo assim não tira o brilho da novela q foi linda do começo ao fim.

  15. noy disse:

    nuss so de imaginar segunda não tem tempo,tempo,tempo ja me da um aperto no coração melhor novela dos ultimos temos …….ameiiiiii

  16. Luna disse:

    Lindo, Lindo. Novela, com texto primoroso, rico, emocionante! Chorei muito, com as cenas finais dessa inesquecível novela!! Fernanda e Marjorie estavam maravilhosas, excelentes atrizes, sem exceção! As duas, de modo diferente e iguais na excelência, roubaram a cena. Desde o início da trama, minha torcida é pela felicidade da Ana! Sou teamAna e não abro mão. Mas ao contrário de muitos, meu desejo, era para que Ana e Lúcio ficassem juntos! Sempre gostei do casal, acho que no pior momento da Ana, foi Lúcio, quem esteve ao seu lado dando apoio. O amor deles é lindo, algo que começou de uma forma singular e pura, veio da amizade, passando para a admiração até finalmente virar amor! São assim, as grandes histórias de amor. Achei o final lindo, tomara que um dia eu tenha o prazer de ver: Fernanda Vasconcelos e Thiago Lacerda novamente como casal romântico juntos em outra novela. Amei o casal, a história de amor deles e a atuação e química dos atores!

    • Veronica disse:

      Luna, Você disse tudo o que eu penso a respeito dessa linda novela. Você foi uma das poucas pessoas que pensam como eu. também sempre fui Ana,do inicio ao fim. A história dela éra muito forte em todos os sentidos, e como torci para ela recomeçar sua vida e ser feliz. Também adorei a atuação de vários atores que deram um show de interpretação na Novela.

  17. Camila disse:

    Jorge essa novela nós deixou uma lição que sim é possível fazer uma trama onde o vilão é a vida, onde algumas atitudes de determinadas pessoas nunca mudam como a Eva e o Marcos, por exemplo, e que uma relação solida construída ao longo dos anos pode sim superar um paixão de adolescência, mas que tudo isso que o tempo ele é remédio necessário para construir o amor. Uma novela sem exageros onde os contidos reinaram e deu um show de interpretação, os coadjuvantes também eram as estrelas, ou seja, a novela A vida da Gente deixou uma lição à teledramaturgia onde sim a interpretação e o um bom texto sempre será necessário, pois tendo essa combinação a história ira fluir. O final foi coerente a Manu e o Rodrigo mostrou desde início um amor maduro a Ana e Lucio foi um amor que surgiu no despertar de uma mulher que cresceu ao poucos uma novela, Jorge perfeita!
    Parabéns a globo e a direção à escolha do sul do país foi o diferencial acho que deveria cada vez mais explorar outras regiões para todo telespectador se sinta valorizado por ter algo próximo na televisão.

  18. Brenda Costa disse:

    queria saber qual a marca do vestido da MArjorie na ultima cena do último capítulo!Um vestido estampado lindo e com um decote nas costas!

  19. Elisa Nunes disse:

    sim torci por manu,mas de uns tempos pra cá o trio protagonista tava chato de doer,inclusive julinha.parabens a nicette,,ana beatriz nogueira ,,marjorie estiano e thiago lacerd..rodrigo e ana chatissimos,principal destaque os diálogos de nanda e a relação de lourenço e tiago, e a médica,namorada de lourenço perfeiita,fez a confidente,melhor amiga mas sem ser chata como os personagens de totia meireles,mas por favor comente vidas em jogo

  20. Elisa Nunes disse:

    adorei a abordagem da separação de dora e marcos,não acho ele sacana,mas a autora soube expressar o quanto dói os desenlaces,malu galli ótima

  21. Fernando Sato disse:

    Incrível como as novelas das 6 têm tido uma produção tão caprichada, ao contrário das últimas novelas das 9, que parecem ter sido feitas a toque de caixa, vide Fina Estampa, Insensato Coração e Passione para provar isso.
    Saudades de A Vida da Gente!!!

  22. Helen disse:

    Amei o final da novela, foi simplesmente lindo, perfeito!

  23. Vinícius F S disse:

    Sabia, desde sempre, que o desfecho dos 4 protagonistas seria esse, nem me animei o suficiente pra acompanhar a novela. Eu vi esse último capítulo e, apesar de achar um pouco sem-graça, ficou bonito o final !!!
    Dessa vez, o Monjardim está de parabéns, ele é um ótimo diretor, enrola demais no desempenho das novelas, mas cumpre o final exato que os autores descrevem na sinopse inicial, ou seja, ele sabe convencer ao público a aceitar o final da novelas que ele dirige !!!
    E a Lícia Manzo estreou bem, para uma 1ª novela, ela fez um ótimo trabalho !!!

  24. Manu disse:

    Não debandamos e Manuela e Rodrigo não ficou nada explicito o que vi foi o Rodrigo e Ana na final falando de amor e do amor deles porque para mim a novela acabou nas cenas da lagoa de rodrigo e Ana, Manuela mesmo disse a Nanda que o que passou não volta mais e na carta Ana e Rodrigo falam o mesmo, porém as cenas mais lindas foram de Ana e Rodrigo teve beijos sim de Ana e Rodrigo na lagoa mesmo que isso foi só uma lembrança. Quanto a cena dos 4 com Julia pra mim só retratou um recomeço de quatro pessoas que se amam e querem cuidar da JULIA, na real o finalizinho do Ó , a autora se acovardou e e não quis ir contra o público e não deixou nada claro ficou no muro e aproveitou para não ficar mau com sua filha que queria Manuela e Rodrigos juntos. Desculpem mas acho que nem Anitas e nem Manoelitas levaram está

    • Vinícius F S disse:

      Só porque Manu e Rodrigo não se beijaram (na boca) ???
      Eles de mãos dadas e o Gabriel rompendo com Manu não significaram nada ???

  25. marcia disse:

    Jorge, respeito sua opinião mas não gostei do final; queria que Ana ficasse com Rodrigo.
    Outra coisa : durante toda a novela a autora não fez nem que Jonas e sua neta se encontrassem, e Vitória e Eva não tiveram castigos merecidos por tanto desprezarem as pessoas ! Queria que elas pagassem por suas atitudes.

  26. Renata Grata disse:

    Em geral gostei do final de todos, resaltando que Nicete e Ana Beatriz nogueira estavam divinas nessa novela.Só não entendi o pessonagem Jonas que era viciado em trabalho e nem lembrava que tinha filhos,neta.Ele trabalhava feito louco pra deixar sua fortuna pra quem????

  27. Rose disse:

    No final da novela o autor deixou mais claro o amor de Rodrigo e Ana ,que ficaram com outro “amor ” fala sério ali não tem amor nem aqui nem na China , por isso a audiência ficou baixa !! pra um bom entendedor um pingo é letra !!

    • Tina disse:

      Desculpe, mas para mim aquilo não era amor e sim obsessão por viver o que não foi vivido. Ao contrário de você, eu vi amor entre Ana e Lúcio e Manu e Rodrigo. Para mim não poderia haver melhor final.

  28. Sílvia disse:

    Lendo todos esses comentários a gente vê como as pessoas interpretam a memsma coisa de maneira totalmente diferente, e isso é que é o legal da vida,os vários prismas,mas quanto a novela acho que ficou bem coerente,as pessoas queriam castigo pra Eva e pra Vitória,mas que castigo melhor que elas tiveram que era o desprezo das filhas e Jonas que continuou um solitário e não aprendeu nada com a vida,a vida é assim,a gente tem que se dar conta de que o amor é simples,não precisava aquelas cenas de beijaços,de cama.Tudo foi emocionante do início ao fim.

  29. UIARA disse:

    Concordo com todos, foi a novela mais linda da rede globo desde paginas da vida a Licia Manzo, tem as caracteristicas do Maneco, realmente apaixonante

  30. LUCIANA disse:

    perfeio, perfeito e perfeito o final… aliás não só o final, mas a novela todo… que poesia, que história de vida, que realidade… parabéns a todos que participaram para a construção dessa novela… e nota 1000 para marjorie e fernanda, a novela nem precisaria de nada, a intensidade do olhar dessas duas atrizes já falava tudo!!!

  31. Kellin Schenkel disse:

    Realmente…. novela linda do inicio ao fim!
    As mensagens deixadas por ela são perfeitas. Na cena em que Rodrigo vai até o rio onde ele e Ana começaram o romance, foi como se fosse um divisor de águas… como se ele tivesse ido até lá pra dizer que aquela fase da vida tinha se encerrado….
    Outros pontos fortes do último capítulo foram: Lourenço dando aula, e a Iná falando no baile.

    Pra quem não viu ontem o último capítulo, vale a pena ver a reprise hoje….

  32. Morena disse:

    Final lindo como foi a novela inteira.
    Sei que muitos esperavam uma declaração explicita de Rodrigo para Manu e acharam estranho não terem conversado, mas se perceberem, o que Rodrigo diria a Manu foi dito no email, a DR que ele teve com Manu depois de sua chegada a casa dela e que não vimos teria aquele tom, ali expressava tudo, o que ocorreu com ele, com os sentimentos dele e o que fez ele se tornar o homem inteiro que ela merecia.
    Até na forma como ele começou o email já distingue os sentimentos dele de Manu e Ana: no email para Manu: meu amor, para Ana: minha querida.
    A declaração de amor foi a cena do hospital, cheia de simbolismos: diziam que Rodrigo correu o tempo todo atrás de Ana, e, por isso, muitos queriam que Rodrigo corresse atrás de Manu por algum tempo, a autora não fez isso antes, mas o fez simbolicamente, no final Rodrigo correu para Manu, já sabendo que ali estava um homem inteiro, de forma definitiva, mesmo sabendo que ela não ouviria, sem qualquer intenção de ser retribuído.
    A cena deles na casa, penso, foi uma forma de mostrar que Rodrigo não voltaria assim do nada para Manu, não seria em um instalar dos dedos dele (a recusa dela em deixar ele dormir lá mesmo com Julia pedindo).
    A cena de Gabriel e Manu foi para explicar os sentimentos de Manu por Rodrigo, e de o porquê Gabriel parecia ser um personagem avulso, tão alheio aos fatos ocorridos com a namorada.
    É claro que como todos acho que faltou um beijo entre eles ou pequenas cenas fofas do cotidiano deles, de resto perfeito.

  33. Adalberto Thiago disse:

    Acabou a melhor novela de 2011…
    Não tenho palavras pra falar sobre a trama de Lícia Manzo. Só tenho que agradece-lá por ter escrito uma trama tão linda.
    E pena os paulistanos não terem valorizado tal trama, na qual essa despede-se com míseros 22 pontos de média geral.

    Depois de um último capítulo brilhante somos obrigados a ver cenas de ratos em “Fina Estampa”…

    • Sílvia disse:

      E dá pra entender o ibope de Fina? Eu não consigo.

    • Veronica disse:

      Juro que também não consigo entender o ibope de Fina Estampa… Novela onde ninguém é de ninguem. E com essas Cenas tão vazias de ratos e por ai vai. Consegue apenas trazer o conteúdo do vazio.
      Já a Novela A Vida da Gente, vai deixar um enorme saudade!!!

  34. Andréa disse:

    apesar de ter torcido para Ana e rodrigo terminarem juntos amei o final da novela do jeito que foi feito, sabe tem muito tempo que não vejo um final de novela tão coerente como esse, amei tudo do começo ao fim o ultimo capitulo foi realmente perfeito

  35. Adriana disse:

    Nunca gostei de uma novela do inicio ao final, mas essa foi a perfeição. Nada se perdeu, td foi dosado na medida certa e não ficou cansativa.
    Td mundo tem uma opinião diferente a respeito dos casais, acho q esse foi o ponto mais discutido dessa novela. Mas vendo o final e lendo os comentarios, percebi q muita gente não prestou atenção ao discurso do Lourenço por isso não aceitaram o final da Ana com o Lucio e Manu e Rodrigo. A vida seguiu seu curso, as pessoas mudam, crescem e o q a Ana e o Rodrigo escreveram um pro outro foi muito lindo, muito sensato
    Depois dessa semana, pra mim não importava mais quem ficaria com quem….apenas se a Ana e a Manu se acertariam. Novela perfeita e vai deixar saudade.

  36. Juliana disse:

    O último capítulo foi previsível,mas emocionante.Uma boa novela,com texto e atores incríveis.Todos ótimos,mas comecei a assistir pela atuações perfeitas dos coadjuvantes Nicette Bruno,Thiago Lacerda,Ângelo Antônio,Leonardo Medeiros,Ana Beatriz,Paulo Betti,entre outros.Gostei,mas prefiro novelas alegres como Cordel Encantado,a melhor de 2011.

  37. marina disse:

    amei o final pq a ana ficou com o lucio e o rodrigo fico com a manu!!!!!!
    amei o final
    a autora é mesmo incrivel!!!!!!!!!!!1

  38. Vinicius Frota das Chagas Gomes disse:

    Fernanda Vasconcellos conseguiu me surpreender mais uma vez !!Ela conseguiu mostrar o talento que ela perdeu depois que fez Páginas da Vida (até então,só nessa novela a Fernanda conseguiu emocionar e deu um show) !!Amei o final,Manu e Rodrigo e Ana e Lúcio deveriam acabar mesmo juntos no final !!Lícia Manzo está de parabéns,conseguiu mostrar uma novela emocionante e impactante do início ao fim !!Achei os finais de todo mundo coerente !!Novela linda,vai deixar MUITAS,MUITAS,MUITAS e MUITASSSS SAUDADESS.Vai entrar para a história da telenovela brasileira !!Parabéns também aos atores Marjorie Estiano,Rafael Cardoso,Thiago Lacerda,Ana Beatriz Nogueira e principalmente a Nicette Bruno,magnífica como a generosa e boa vovó Iná !!!Que venha Amo,Eterno Amor,pois essa novela promete muiito !!

  39. Fernanda disse:

    Odiei o final da novela!! Acho que a Ana deveria ficar com o Rodrigo. Se era para ficar com o Lúcio pq não casou logo com o Lúcio??? Precisava antes brigar com a Manu e falar que AMAVA o Rodrigo ??? E depois vc memso Jorge já li alguns comentários que vc não gosta quando uma pessoa passa a novela toda dizendo que ama uma pessoa e depois fica com outra? Acho q a Manu deveria ter morrido no final, assim seria um final emocionante e inesperado e claro Ana com Rodrigo!

    • Dih disse:

      A Ana terminou tudo porque na verdade nunca soube o que relamente queria. Ela não sabia se o Lucio era uma escolha dela ou da mãe, Eva, que sempre mandou e desmandou em sua vida.

  40. Deia disse:

    Gostei e nao gostei… eu era a favor de Rodrigo e Ana, o que por sinal, retratou o amor deles e no fim, casais diferentes. Mas gostei da parte da d. Ina, foi lindo.

  41. ELIZABETH disse:

    eu adorei o final e coerente os finais de EVA,VITORIA,MARCOS,CRIS E JONAS MOSTRANDO QUE NÃO MUDARIAM NUNCA
    AMEI O FINAL FELIZ DOS CINCO ANA E LUCIO,MANU E RODRIGO JUNTO COM JULIA.
    E O BRINDE FINAL NA CASA DE SHOWS.
    AH E O CLIP COM A MUSICA TEMA UM LUXO SÓ.

  42. Vinicius disse:

    “A Vida da Gente” foi uma boa novela, com seus momentos antológicos propícios de um texto precioso. Mas acho que ficou abaixo de “Cordel Encantado”. Justamente pelo motivo que enxergo que tenha espantado a audiência: a falta de humor e mensagens declamadas sobre a vida, em várias e repetidas ocasiões. Se o objetivo era ser natural, tudo bem que Lícia Manzo não quisesse trazer o pastelão que destoasse da proposta da trama, mas acho que deveria haver um núcleo de pessoas engraçadas, que nos fizessem rir, que passasem por micos, vergonhas, situações embaraçosas, atrapalhadas, que também faz parte e muito da vida. Se ela tivesse feito um núcleo assim, e de importância na trama, aí sim tenho certeza que a novela pudesse até ter batido a excelente antecessora. Mas acho que “A Vida da Gente” valeu muito a pena, principalmente pelo baixo nível dramatúrgico de “Aquele Beijo”, e principalmente “Fina Estampa”, que considero o mico do século, independente da audiência que dê. E Lícia Manzo é um talento, um tesouro, uma jóia que tem que ser muito valorizada, mas também aconselhada a valorizar seu enorme potencial, mudando certos conceitos em relação a drama e humor em um folhetim. Coisa, por exemplo, que Glória Perez sabe fazer como poucos.

  43. Vinicius disse:

    E gostaria muito que vc lesse o que eu escrevo, Jorge Brazil! Pois eu prestigio seu blog, e vc nunca comenta nada que eu escrevo! Um abraço!

  44. Thalita disse:

    Que novela patética,meu Deus.Que final forçado e tôsco.
    A palavra MANU deveria entrar nos dicionários.Um termo usado pra definir pessoas inúteis,fracassadas,sem sal,picolés de chuchu.As pessoas acham mesmo que a personagem se deu bem no final?A tal Manu,aprontou,aprontou,se fez de vítima e o que ganhou no final?Ficou com as migalhas deixadas pela irmã,um ex-namorado boboca,uma filha arrogante,que não é dela.
    A autora deveria ter ousado mais,já que a novela foi escrita com o único objetivo e projetar a carreira da inssonsa Marjorie Estiano,deveriam ter caprichado mais.Por que não mostrar Manu como uma pessoa insegura mesmo,fraca,que aproveitou o acidente da irmã e tomou seu lugar,casando com seu namorado e fazendo a sobrinha chamá-la e considerá-la sua mãe.No fundo,estava doida pra Ana morrer logo.O que haveria de mal se mostrassem a personagem como uma pessoa dissimulada,manipuladora?
    Acho que ficaram com medo da Marjorie não dar conta do recado.

    • Tina disse:

      Deprimente é ver pessoas passando a antipatia que tem da atriz para a personagem. Se você não gosta da Marjorie, tudo bem, respeito. Mas isso não é motivo para denegrir o trabalho dela, ok? O objetivo da Lícia nunca foi fazer de Manuela uma vilã. Talvez fosse a vontade de alguns, acostumados com vilões, mas não da autora. De manipuladora já tinha a Eva, a novela não precisava de mais nenhuma, não acha?

  45. Renata Grata disse:

    Em abril tem os ganhadores do melhor do ano no Faustão,como aquilo lá pra mim é puro marketing não duvido que Fina estampa ganhe de Vidas da Gente,mas cá entre nós a pior novela deve ser Aquele Beijo,o novelinha ruim.

  46. André San disse:

    Estou órfão! Já havia me acostumado e me afeiçoado a chegar em casa do serviço, sentar em frente à TV e acompanhar aquele pedaço de vida de personagens tão humanos, como eram os personagens de A Vida da Gente. Amanhã vou chegar em casa e não encontrarei mais a Ana, a Manu, o Rodrigo, o Lucio, a Nanda, a Dora, a Celina, a Suzana, o Lourenço… e vou sentir muita falta deles! Faz muito tempo que uma novela não me deixa de luto, mas A Vida da Gente deixou. Me envolvi mesmo com este universo criado pela genial Licia Manzo. Aguardo, ansioso, sua próxima história. Abraço!
    André San – http://www.tele-visao.zip.net

  47. Andrea disse:

    Amei o final da novela,simples coerente com o crescimento que todo ser-humano deve e tem que passar!
    Achei emocionante e cativante.
    “Dizem que o amor acaba, termina. Mas não é verdade. Nada acaba, tudo muda, transforma… “.
    Ninguém pode viver o tempo todo do passado,tem que se viver,ir adiante e prosseguir.
    A personagem da Manuela,não roubou o Rodrigo da irmã…Foi a vida.Pois ninguém rouba,alguém de mim ou de você.Na verdade as pessoas não pertencem uma as outras,não se é propriedade exclusiva.Amamos e se permanecem conosco,é por que o sentimento é recíproco,quando não permanecem é por que nunca foi amor.
    As dúvidas dos personagens foram coerentes,pois brutalmente por acidente que essas vidas foram interrompidas,e derrepente a mocinha volta do coma.E ele se pergunta: – Se eu tivesse esperado?Eles quiserem voltar atrás,por que queriam dizer um para o outro uma fala ou até mesmo um amor interrompido,mas,a tempo perceberam que cresceram e tornaram-se como disse o personagem: Adultos maduros.
    Simples,cativante,emocionante.
    Afinal é A VIDA DA GENTE.

  48. ÉRICA MACHADO disse:

    amei esta novela, o final foi lindo, gostei, essa turma nova deu um show ao lado de grandes atores…pois eles também são grandes atores apesar da idade, e a menininha, uma graça. gosto deste tipo de mensagem e emoção, algumas coisas não mudam outras mudam, a vida real é assim… a vida da gente é assim…parabéns a atores, escritores e toda a equipe, as imagens ficaram bonitas com aquelas luzes embaixo de cada cena, além da gravação no Rio Grande do Sul com algumas paisagens tipícas, parecia até um filme de Woody Allen.

  49. Lu disse:

    Bom, foi um final previsível de mais uma novelinha nos formatos de contos de fadas. Aquele final em que todo mundo fica bonzinho de novo, que tudo é perdoado e que os casais, por mais besteira e sacanagem que uma das partes tenha feito ao outro, ficam juntinhos e “são felizes para sempre”. Será que algum dia alguém vai fazer uma novela com final realista, mais parecido com o que acontece na vida? Que não termine um mar de rosas? E a pergunta mais importante: será que alguém assistiria? Acho difícil numa sociedade que ainda sonha com historinhas fofas…

    • Tiane disse:

      Discordo de você, o final não foi um conto de fadas, muito pelo contrário. Foi bem realista. E não houve vilões que tivessem ficado bonzinhos, por acaso a Eva ficou boazinha? A Vitória ficou boazinha? O Jonas ficou bonzinho? Não foi bem assim não. A quem você se refere, à Manu? Manu nunca foi vilã. Ela foi simplesmente humana, tão humana quanto a Ana. A Manu errava e acertava como todo mundo, e o que aconteceu foi que ela deixou toda aquela mágoa e amargura para trás. Simples assim. Nesta novela não houve vilões clássicos, até a Eva e a Vitória eram humanas. Até mesmo o próprio Jonas. O final da novela foi bem realista. Conto de fadas seria se Ana tivesse ficado com Rodrigo…

  50. fernanda disse:

    também amei a novela inteira,do começo ao fim.e há muito uma novela não acabava tão bem.já estou morrendo de saudades de todo mundo.
    campanha:a vida da gente no vale a pena ver de novo!

  51. ana disse:

    Amei a novela principalmente a manuela e o rodrigo e a julia so faltou uma ceremonia de casamento linda para eles como toda novela tem, novela é novela tem que ter casamento no final,mas a manu ficar com o rodrigo foi maravilhoso pelo contexto todo da historia;poderiam dar menos visibilidade para os outros e fixarem mais no casal principal ,mas nada é perfeito.
    bjs ammeeeeiiiiiiiammeeei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  52. Vanessa disse:

    Jorge,
    Compartilho com vc “essa perda”. Meu deu uma dor no coração ao me dar conta que “A Vida da Gente” acabou. Afinal essa trama nos envolveu, nos fez refletir a cada capítulo, nos fez mudar de ideia a cada nova virada… E gerou tanta discussão, dividiu torcidas…

    E o último capítulo só confirmou a beleza da história, que não precisou de nada mirabolante para conseguir atrair a nossa atenção. Bastou uma história bem conduzida, com um texto marcante, além de um elenco de primeira para fazer de “A Vida da Gente” a melhor trama dos últimos anos.

    Gostei também do final das personagens.. Pelo que a Lícia nos apresentou ao longo dos meses, seria de fato estranho se o amor construído da Manu e Rodrigo não “vencesse” no final. Gostei mais ainda que muitos personagens continuaram com os mesmos defeitos, não tiveram um virada só pq era final de trama.

    Espero que a Lícia não demore a escrever uma nova novela! E que seja tão bela quanto a inesquecível “A Vida da Gente”. Os dramas de Ana e Manuela vão fazer falta! Deixo aqui os meus parabéns a todos os envolvidos nessa linda novela! Inesquecível!

    • Tina disse:

      Também estou órfã dessa novela. Gostei tanto que já estou gravando os capítulos.

    • Tiane disse:

      Também adorei o final, principalmente o final dos casais.

  53. Fabiana disse:

    O que eu tb gostei (e acho que ninguem aqui comentou) foi o fato de nao ter aquela pilha de casamentos religiosos e trocentas gravida no final!!!

  54. Yasmin disse:

    A novela foi realmente linda,sem exagero.A autora amarrou muito bem a história,quanto ao último capítulo: eu chorava de soluçar,principalmente na cena em que rodrigo escrevia o e mail pra Ana e ela pra ele.

  55. Daniela disse:

    Nunca gostei de novelas sem humor,com personagens chorosos.Mas,quando ví a qualidade do texto e o elenco excelente,coisa rara nas novelas da Globo, comecei a assistir todos os dias.O último capítulo foi emocionante.Achei lindíssima a cena das lembranças de Rodrigo e Ana no lago,o texto,a fotografia,tudo perfeito.Jamais esquecerei.Se todas as produções da Globo,principalmente do horário nobre fossem assim,tão bem feitas.Fina Estampa é um fiasco mal escrito,e com estória ridícula.

  56. M disse:

    Me desculpem as pessoas que escreveram aqui falando do final da novela, mas sinceramente não gostei, da maior parte das cenas, gostei de algumas mais respeito as opiniões de todos … não acho que Ana deveria ficar com Lucío , ela nem o amava de verdade, e Rodrigo e Manu não tinha química nenhuma, eram mais amigos do que um casal de verdade tanto é que no final na reconciliação dos dois, não teve nem sequer um beijo , fala sério gente

  57. Aline disse:

    Gostei muito da novela. Mas confesso que não gostei no final da novela, quem deveria ter ficado com o Rodrigo, deveria ser a Ana. Fizeram a Manuela de mocinha, mas não deram o devido valor na atitude dela, de casar com o cunhado e ensinar a sobrinha a chamá-la de mãe. Ainda que a Ana tivesse morrido naquele acidente, ela deveria ter ensinado a menina, que a ela era a TIA e não a mãe. Sem contar que depois que a Ana voltou do coma, ela tentava de todas as maneiras minar a aproximação da menina com a MÃE. Até no momento em que a menina ficou doente, a Ana foi a ultima a saber, um absurdo, pois ela é a mãe. A Manuela quis que a Ana, quando acordou do coma a perdoasse, mas na hora que a Ana beijou o Rodrigo, a Manuela não aceitou as desculpas da irmã. Pintaram a Manuela como mocinha, boazinha, mas as atitudes dela mostraram o contrário. Enfim a novela (a história em um todo), foi muito boa, somente o final que deixou a desejar.

  58. JU disse:

    Thalita disse:
    04/03/2012 às 9:30

    Que novela patética,meu Deus.Que final forçado e tôsco.
    A palavra MANU deveria entrar nos dicionários.Um termo usado pra definir pessoas inúteis,fracassadas,sem sal,picolés de chuchu.As pessoas acham mesmo que a personagem se deu bem no final?A tal Manu,aprontou,aprontou,se fez de vítima e o que ganhou no final?Ficou com as migalhas deixadas pela irmã,um ex-namorado boboca,uma filha arrogante,que não é dela.
    A autora deveria ter ousado mais,já que a novela foi escrita com o único objetivo e projetar a carreira da inssonsa Marjorie Estiano,deveriam ter caprichado mais.Por que não mostrar Manu como uma pessoa insegura mesmo,fraca,que aproveitou o acidente da irmã e tomou seu lugar,casando com seu namorado e fazendo a sobrinha chamá-la e considerá-la sua mãe.No fundo,estava doida pra Ana morrer logo.O que haveria de mal se mostrassem a personagem como uma pessoa dissimulada,manipuladora?
    Acho que ficaram com medo da Marjorie não dar conta do recado.
    CONCORDOOOOOO COM TUDO! Até a Sônia Abrão citou isso sobre a SANTA Manuela!!!Lícia Manzo e a sua SANTA Manuela já forma tarde!Não deixará saudades msm!
    AVDG final #Fail. #TeamAna.Fê Vasconcellos,parabéns!LM tentou queimar a Ana ,mas ñ conseguiu!VC arrasou!

    • Guto disse:

      Acho meio patético de algumas pessoas acharem que a autora boicotou a Fernanda Vasconcelos. Pelo amor de Deus… Foi uma novela onde todos os atores brilharam, principalmente, a Fernanda, que deu um show quando a Ana voltou do coma. Fazer da Manu uma personagem manipuladora e dissimulada era o caminho mais fácil, mais óbvio. O legal dessa novela é que não tinha nenhum vilão terrível como é o caso de Fina Estampa. A Lícia Manzo tem um texto primoroso. E outra: a Marjorie conseguiu criar uma personagem, que tinha tudo para ser um pé no saco, numa mocinha surpreendente. A simplicidade de seus gestos faziam de cada cena um grande momento. Essa novela vai deixar saudades….

    • Tina disse:

      Você pode dizer o que quiser mas discordo de você. A autora nunca boicotou a Fernanda Vasconcelos, ela foi tão importante quanto a Marjorie. Aliás, só para elogiar uma atriz não precisa depreciar a outra. E, aliás, não levo fé no que essa Sônia Abrão diz, nunca fui com a cara dela, não passa de uma jornalista sensacionalista. Cada um tem a sua opinião, mas não precisa depreciar a Marjorie para enaltecer a Fernanda. Saiba que enquanto vocês fanáticos fazem isso, elas se dão bem na vida real, não são rivais. Aliás, as duas são ótimas.

    • Tina disse:

      Aliás, a Manu é tão fracassada e inútil que até um bufê conseguiu abrir, não é mesmo? Cada uma! E você precisa rever seus conceitos, porque beleza não é tudo. Prova disso é a Ana na novela, que apesar de linda era tão indecisa a ponto de irritar, além de ser chorona.

    • Tiane disse:

      Patético é você achar que a autora boicotou a Fernanda Vasconcellos só porque o final da novela não foi o que você queria. Em nenhum momento a autora boicotou a Fernanda, tanto a Fernanda quanto a Marjorie brilharam do início ao fim. As duas são ótimas atrizes. Mas adianta falar com fanáticos feito você? E opinião de Sônia Abrão não merece nem ser levada em consideração. Quem é Sônia Abrão? Aquela lá se acha a rainha da cocada preta, vive da desgraça alheia e adora vir com falso moralismo. Não dou a menor importância para o que ela fala ou deixa de falar. Por acaso ela falou grande coisa? Opinião cada um tem a sua, ótimo, mas detesto quando alguém age como se fosse dono da verdade. A Sônia Abrão não é dona da verdade, muito menos você, querida. A novela foi maravilhosa, do início ao fim. Não importa qual tenha sido o final. Você está é morrendo de dor de cotovelo, vai chorar na cama que é lugar quente, vai…

    • Tiane disse:

      E outra, a Marjorie dá conta do recado sim. Ela se saiu muito bem como a vilã Natasha de Malhação. Marjorie é capaz sim de convencer como vilã. A Marjorie já fez uma vilã, ao contrário da Fernanda Vasconcellos, que só fez mocinha. A Marjorie é tão boa que convence tanto como mocinha quanto como vilã. Se Manu não se tornou vilã, não é por a Marjorie não ser boa atriz, e sim porque não era mesmo para a Manu ser vilã. A Marjorie tem talento de sobra para fazer vilã, tanto que já fez uma vilã. Mas claro, pelo o que você fala, não deve ter visto Malhação 2004. Não deve ter visto a Natasha. A Marjorie é tão boa, tão versátil, que é capaz de fazer personagens completamente diferentes. Malhação 2004 foi considerada uma das melhores fases de Malhação, muita gente criticava a Juliana Didone, que fazia a mocinha, e elogiava a Marjorie, que fazia a vilã. Mas não, você não deve ter visto Malhação 2004. Vai ver é porque você era muito pequena em 2004. Vai ver você não tem mais do que doze aninhos… E se não tiver doze anos, então tem a mentalidade de doze anos, porque se comporta como alguém que ainda não saiu da maternidade. E se quer saber, não vou perder tempo com gente surtada…