04 dez

Beleza

Como deixar os pés macios e lisinhos

Por Karla Precioso postado em 04/12/2011 às 14h00

Comentários (1)

Foto reprodução

Foto reprodução

Durante o verão é comum deixar os pés mais expostos e, portanto, é preciso dar atenção redobrada para que não fiquem ásperos e ressecados. 

O espessamento da pele é uma reação do corpo a alguns estímulos externos, seja ao atrito constante (com o calçado ou com o chão) ou ao excesso de carga (pressão exercida pelo aumento de peso do corpo sobre os pés). Portanto, a pele engrossar seria um mecanismo de defesa do organismo. Fora isso, também pode ocorrer ressecamento, calosidades, aspereza e até rachaduras. A própria anatomia das plantas dos pés ou das palmas das mãos já predispõe a esse processo: a camada superficial da pele é mais grossa, com maior quantidade de camadas córneas (células mortas queratinizadas). Além disso, nesses locais, temos menos glândulas sebáceas, o que predispõe a um maior ressecamento da pele em comparação a outras regiões do corpo.

 Algumas dicas ajudam a hidratar os pés, deixando-os macios e lisinhos: 

 -Evite andar descalço em chão áspero.

-Não use sapato apertado e nem com salto muito alto. Isso pode estimular a produção de calos nas regiões de maior pressão.

-Evite usar calçados totalmente rentes ao chão. Precisa ter um apoio plano (um pouco mais elevado do que o resto da sola) no região do calcanhar.

 -Sempre use cremes hidratantes nos pés.

-Evite o uso exagerado e frequente de lixa, pois isso pode deixar a pele ainda mais grossa e até piorar as rachaduras.

 -Substitua a lixa por cremes esfoliantes.

 -Se você tem rachaduras, pontos de sangramento, coloração diferente da pele dos pés ou das unhas ou manchas , procure umu dermatologista.

fonte: Dr. Gisele Barbosa - médica especializada em Dermatologia Estética

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (1) em "Como deixar os pés macios e lisinhos"

  1. Jordana disse:

    Agora meus pés estão melhor, mas já houve épocas em que sangravam. Quando morei em Brasília, cheguei a ter dificuldade para andar, pois meus pés ficaram muito ressecados e feridos, devido ao clima seco de lá. Agora já não tenho mais ferimentos assim, mas ainda estou precisando cuidar, pois às vezes ficam muito secos. O problema é ainda pior para quem tem retenção de líquido, pois além de ressecados, os pés ficam inchados. Nós, mulheres, precisamos cuidar muito desta parte do nosso corpo, principalmente na fase da gravidez, já que os pés precisam suportar um peso extra. Acho legal termos uma assistência especializada para nós. Por isso vou deixar uma dica para as mulheres que desejam encontrar profissionais especializados em saúde feminina.

    http://bit.ly/cy9wRc