16 out

Beleza, Saúde

Romã previne o envelhecimento da pele

Por Karla Precioso postado em 16/10/2011 às 9h00

Comentários (1)

Romã previne o envelhecimento e os sintomas da menopausa - foto reprodução

Romã previne o envelhecimento e os sintomas da menopausa - foto reprodução

Os gregos antigos faziam oferendas à deusa Afrodite – a deusa do amor – com romãs, porque acreditavam que a fruta alimentava o amor. Outros a consideram símbolo da sorte e comem romãs na passagem de ano, guardando algumas sementes na carteira, para ter sorte o ano todo. Além de amor e sorte, a romã é a fruta da saúde tantos são seus efeitos benéficos.

Os ácidos gálico, elágico e protocatequínico presentes na fruta barram moléculas que danificam a estrutura celular, desencadeando o câncer. Além deles, há doses concentradas de antocianinas, substâncias que lhe conferem a cor avermelhada e que são reconhecidamente anticancerígenas.

Uma publicação recente no periódico científico Atherosclerosis, da Sociedade Européia de Aterosclerose, diz que a romã ajuda a reduzir os teores de colesterol. Médicos examinaram os níveis da gordura no sangue de 20 voluntários, antes e após o consumo diário do suco da fruta, e notaram que houve uma significativa queda do LDL, o colesterol ruim. Fora isso, os antioxidantes existentes na fruta também são bastante eficientes para proteger o organismo contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. Pesquisas realizadas na Universidade Hallym, na Coréia do Sul, apontaram que as células da pele tratadas com o extrato da romã, sentiram menos os efeitos da radiação ultravioleta.

Para usufruir de tantos predicados, a romã pode ser usada em sucos, salpicada em saladas ou como ingrediente de molhos ou sobremesas. Com a casca, é possível fazer chá, que preserva os benefícios da fruta e, ainda auxilia na redução dos sintomas da menopausa, já que possui ação similar ao estrogênio – hormônio cuja produção é diminuída com o envelhecimento, causando os sintomas desagradáveis nesse período.

Vale lembrar que os estudos não são conclusivos no que diz respeito à quantidade de consumo da fruta. A sugestão é incluí-la como parte de uma dieta saudável, associada a bons hábitos de vida.

Fonte: Flavia Figueiredo – Nutricionista da rede Mundo Verde.

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (1) em "Romã previne o envelhecimento da pele"

  1. Ana Maria disse:

    Usei sabonete de porcelana da marca Mircris e gostaria de saber onde encontrar essa maravilha perdi a caixinha se alguém souber onde encontrar me informem por favor.
    Obriga
    Ana