04 out

Cozinha

Como fazer raspas de chocolate perfeitas

Por Karla Precioso postado em 04/10/2010 às 12h40

Comentários (1)

Foto Ormuzd Alves

Foto Ormuzd Alves

As raspas de chocolate, além de deliciosas, enfeitam lindamente bolos e sobremesas em geral. Mas nem sempre conseguimos fazer em casa aquelas raspas tão ”perfeitas’, como as que a gente vê nas docerias. Conheça alguns truques e transforme suas sobremesas num espetáculo lindo de ver e de comer:

- Os chocolates hidrogenados, próprios para uso culinário, tendem a ser maleáveis, ideais para fazer raspas. O problema é que levam gordura hidrogenada em sua composição, comprometendo a textura e o sabor. Prefira os feitos com manteiga de cacau. Eles são mais difíceis de manusear, mas a qualidade compensa o esforço.

- Use o chocolate em temperatura ambiente, evitando colocá-lo na geladeira. Caso contrário, ele vai endurecer e esfarelar com o corte.

- Acomode o chocolate em uma tábua de corte (tente reservar uma só para essa finalidade, pois o doce absorve sabores e odores facilmente) e vá cortando as lascas com uma faca serrilhada (como a de pão), a partir da quina. Atenção; cortar no sentido do comprimento ficará mais difícil se a barra for grande. Quando uma quina acabar, vire a barra e corte outra, e assim sucessivamente.

- Armazene as raspas de chocolate em um recipiente hermeticamente fechado e mantenha em lugar fresco e abrigado da luz, para não perder o brilho e a textura.

Fonte: O livro do brigadeiro, Juliana Motter, Panda Books

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (1) em "Como fazer raspas de chocolate perfeitas"

  1. thiara disse:

    adorei as dicas e vou por em pratica …tenho uma festa surpresa para planejar.. e com certeza o bolo vai ser com essas lascas maravilhosaaaaassssssss!!!! um bju