12 out

Cozinha

Lanches rápidos e criativos para o Dia das Crianças

Por Karla Precioso postado em 12/10/2010 às 10h45

Comentários (2)

Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

Em outubro, a festa é das crianças. Pensando nessa turminha, a Nestlé desenvolveu uma série de receitas para comemorar o Dia das Crianças: lanchinhos rápidos, criativos e muito nutritivos. Veja só: 

Hamburguinho
 1kg de carne moída

1 envelope de creme de cebola

15 mini pães de hambúrguer

1 pé de alface crespa picado

2 tomates em rodelas

 Em uma tigela, coloque a carne moída com o creme de cebola e duas colheres (sopa) de água fria. Misture bem para temperar por igual. Modele os hambúrgueres, abrindo porções na palma da mão ou com a ajuda de um modelador. Coloque em uma assadeira untada com óleo e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio-alto (200ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe cerca de 10 minutos ou até dourar. Recheie os pães com os hambúrgueres, a alface e uma rodela de tomate. Sirva.

Dica esperta: assando os hambúrgueres no forno, além de ser uma técnica de preparo mais saudável, você evita o trabalho de fritá-los um a um.

 Mini muffin de cenoura 

Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

  4 ovos

 1/2 xícara (chá) de manteiga

 1 cenoura picada

 1 xícara (chá) de leite

 1 tablete de caldo de legumes

 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

 1 colher (sopa) de fermento em pó

 100g de queijo mussarela cortada em cubos pequenos

Bata no liquidificador os ovos com a manteiga, a cenoura, o leite e o caldo maggi, até ficar homogêneo. Transfira a mistura para  uma vasilha e acrescente a farinha de trigo e o fermento. Misture bem e adicione a mussarela. Distribua a massa em mini forminhas de empada (nº2), untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. 

Dica esperta: a cenoura é rica em betacaroteno, substância convertida em vitamina A pelo organismo, fundamental para a boa visão. 

 

Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

Bolo no palito

Massa:

 100g de manteiga

 1 xícara (chá) de açúcar

 3 ovos

 1 colher (chá) de essência de baunilha

 1 xícara (chá) de leite 

 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

 2 colheres (chá) de fermento em pó

 1/2 pacote de coco seco ralado (50g)

 4 colheres (sopa) de chocolate em pó 

 Cobertura:

 500g de chocolate ao leite (para banhar)

1/2 xícara (chá) de confeitos coloridos (para decorar)

Massa: bata na batedeira a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, e a essência de baunilha. Acrescente o leite e incorpore a farinha peneirada com o fermento em pó. Divida a massa em 2 partes iguais. A uma delas adicione o coco, misture bem e despeje em uma forma retangular (23 x 32cm) untada com manteiga e polvilhada com farinha. À outra, adicione o chocolate em pó e incorpore-o bem. Despeje sobre a massa branca e com um garfo misture as massas num movimento circular correndo toda a forma. Asse em forno médio-alto (200ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Desenforme, corte em quadrados e espete um palito de sorvete. Cobertura: derreta o chocolate em banho-maria, banhe os pedaços do bolo e decore com os confeitos.  

Maria-mole com frutas 

Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

1 xícara (chá) de manga picada

1 xícara (chá) de morango picado

1 xícara (chá) de kiwi picado

1 xícara (chá) de suco de pêssego

2 claras

1 xícara (chá) de açúcar

1/2 pacote de gelatina em pó sem sabor (6g)

1 caixinha de creme de leite

1/2 xícara (chá) de coco seco para decorar

Em uma tigela, misture as frutas com o suco. Distribua as frutas em tacinhas e reserve. Em uma panela, misture bem a clara com o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até aquecer. Coloque em uma batedeira e bata até dobrar de volume. Junte à gelatina cinco colheres (sopa) de água fria e leve ao fogo, em banho-maria, para dissolver. Misture ao creme batido e junte o creme de leite. Coloque sobre as frutas e leve à geladeira por cerca de 1 hora. Sirva decorado com o coco ralado.

Dica esperta: o  kiwi tem excelentes propriedades nutricionais, entre elas seu alto teor de fibras, mais elevado do que o do trigo 

 

Fonte: Cozinha Nestlé

Karla Precioso

Karla Precioso é jornalista e amiga das leitoras de AnaMaria e Viva! Mais, com quem conversa todos os dias. Adora o contato com a natureza, onde geralmente se inspira para escrever mensagens em busca de uma vida mais feliz.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.

Para ter seu próprio avatar no site é preciso se registrar no gravatar.com

Comentários (2) em "Lanches rápidos e criativos para o Dia das Crianças"

  1. edna disse:

    oi karlinha td bom …
    essa festinha é td de bom e mais um poucooo..
    adorei essa ideia vou fazer …..abraçoo